25 de novembro de 2024Tempo de leitura: 4 minCategoria: Economia
Administrar uma empresa é uma tarefa bastante desafiadora. Ainda mais quando falamos da saúde financeira de um negócio. Pensando nisso, reunimos os 10 principais indicadores financeiros que a sua empresa precisa analisar se os resultados estão favoráveis e sustentáveis e auxiliar na tomada de decisões.
Por que definir indicadores financeiros?
A definição de métricas financeiras é essencial para visualizar um retrato preciso da saúde financeira da empresa. Considerando os principais indicadores, é possível evitar imprevistos, fraudes e má alocação de recursos.
E, além disso, a análise dos indicadores financeiros é indispensável para uma boa gestão. Com eles, é possível avaliar a eficiência da operação, planejar investimentos, identificar pontos de melhoria e fazer projeções, entre outras ações.
Os 10 principais indicadores financeiros que a sua empresa precisa analisar
Existem inúmeros indicadores financeiros que podem ser avaliados e acompanhados, mas alguns acabam sendo mais específicos de acordo com o segmento de atuação da empresa ou até de situações eventuais. Por isso, listamos 10 indicadores financeiros indispensáveis para qualquer empresa.
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um dos indicadores financeiros essenciais para avaliar a dinâmica do dinheiro que entra e sai da empresa. Com essa análise, é possível equilibrar a relação receitas e despesas e manter as contas da empresa sustentáveis.
EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation, and Amortization)
O EBITDA, lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, é uma métrica que ajuda a gestão a compreender a dinâmica do fluxo de caixa do negócio. E mais: é um indicador essencial para quem quer investir em ações da bolsa de valores brasileira.
Custo fixo e variável
Indispensável para o planejamento financeiro da empresa, o custo fixo e o custo variável são indicadores financeiros que permitem antecipar as despesas. Como as despesas fixas da operação, custos estáveis que não estão relacionados ao volume de vendas e produção, como o aluguel. E também se preparar para as despesas variáveis, que flutuam mês a mês, como comissões de vendas.
Receita bruta e receita líquida
A receita bruta é um indicador financeiro que equivale ao faturamento da empresa e mostra os ganhos da empresa antes de qualquer dedução. Já a receita líquida, é o valor que sobra após a dedução dos impostos e despesas relacionados às vendas.
Lucro
O lucro, é um dos indicadores financeiros que mais recebe atenção das empresas, é o valor que sobra após a dedução de todos os custos, sejam variáveis ou fixos. O lucro é o indicador que mostra o dinheiro que a empresa efetivamente ganhou.
Também é importante mensurar a margem de lucro, que é o percentual do lucro obtido pela empresa em relação ao seu faturamento.
Despesas por centro de custo
Outros dos principais indicadores financeiros é a métrica de despesas por centro de custo. O indicador de despesas por centro de custos permite entender onde os recursos financeiros da empresa estão sendo consumidos. E, por consequência, permite alocar recursos de forma mais estratégica e eficiente.
Índice de endividamento
Monitorar o índice de endividamento ajuda na prevenção de dívidas, além de avaliar o grau de alavancagem financeira, medindo o total de passivos em relação ao total de ativos. Um índice elevado pode indicar riscos à empresa.
O ROI é o indicador que mostra quanto a empresa ganhou com um determinado investimento.
Por exemplo: uma empresa investiu um determinado valor para ampliar sua atuação. O ROI será, basicamente, o resultado financeiro adquirido após a injeção de capital para a ampliação.
Este indicador é muito utilizado no marketing, onde são feitos investimentos em mídia com o objetivo de alavancar vendas.
Months of cash left
O indicador de meses de dinheiro restante atua como um termômetro da resiliência da empresa. Com ele, é possível entender quantos meses a empresa poderia continuar operando somente com os recursos existentes. Monitorar esse indicador é indispensável para o planejamento e a gestão de riscos.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
O CAC é um dos indicadores financeiros essenciais para a eficiência das estratégias de crescimento adotadas pela empresa. Ele calcula o valor de investimento necessário em marketing para ganhar um novo cliente.
Conclusão
Os indicadores financeiros são ferramentas essenciais para a sustentabilidade econômica das empresas, atuando como um guia estratégico para a tomada de decisão. Eles possibilitam uma visão clara e completa da saúde da empresa e performance financeira, permitindo ajustes precisos e decisões baseadas em dados.
Estar constantemente avaliando os indicadores financeiros da empresa, ajuda os gestores a prever e minimizar riscos, maximizar oportunidades e alocar recursos de maneira mais eficaz.
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