Home › Blog › Finanças › 5 tecnologias de IA no setor financeiro
5 tecnologias de IA no setor financeiro
18 de novembro de 2024Tempo de leitura: 4 minCategoria: Finanças
As inteligências artificiais chegaram para somar em diversas áreas, e o setor financeiro tem grandes oportunidades para alavancar seus resultados com essa tecnologia. Mas o que já está disponível? Quais são as principais ferramentas de IA para o setor financeiro? Neste artigo, vamos contar para você.
Principais aplicações da IA no setor financeiro
As aplicações da IA no setor financeiro abrem portas para muitas possibilidades. Com ela, é possível automatizar processos, mitigar erros, melhorar a experiência do clientes com atendimentos assertivos e ágeis, obter insights e previsões para a tomada de decisões, redução do risco de fraude e muito mais.
São inúmeras possibilidades e já existem muitas ferramentas disponíveis no mercado. Mas é importante lembrar que, antes de mais nada, o equilíbrio entre a inteligência artificial e a humana deve ser mantido. Por isso, precisa estar claro para as organizações onde a atuação humana é indispensável e também investir constantemente em capacitação para que as equipes acompanhem as inovações.
Continue lendo e confira 5 tecnologias de IA no setor financeiro que você precisa conhecer.
Topaz Open
Resultado da parceria entre Topaz e IBM, a plataforma de IA avançada para o setor financeiro utiliza tecnologias para a otimização de processos bancários. O Topaz Open foi desenvolvido utilizando o conceito de “Empathetic Banking”, ou banco empático, onde as ferramentas são capazes de interpretar as emoções dos clientes.
E além das funcionalidades que melhoram a experiência do cliente, o uso dessa IA no setor financeiro também inclui soluções de automação para tarefas repetitivas e complexas, como verificação de identidade e análise de transações, que economizam tempo e reduzem erros humanos.
A Topaz Open também oferece a análise preditiva e insights acionáveis, onde ela ajuda a mitigar riscos de crédito e detectar possíveis fraudes, promovendo a segurança e conformidade com regulamentações do setor.
Kensho
Outra tecnologia de IA bastante presente nas operações do setor financeiro é o Kensho, da S&P Global, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida para realizar análises preditivas em grande escala sobre dados financeiros.
Utilizada por grandes instituições financeiras e investidores, o Kensho transforma enormes volumes de dados complexos em insights acionáveis e precisos, permitindo uma tomada de decisão informada e ágil. A plataforma é capaz de monitorar e interpretar fatores econômicos, indicadores de mercado e até eventos geopolíticos que podem impactar os investimentos.
Darktrace Antigena
A Darktrace Antigena é uma solução de cibersegurança baseada em inteligência artificial que atua na detecção e resposta de ameaças em tempo real, protegendo dados sensíveis e transações de instituições financeiras.
O uso da IA no setor financeiro se diferencia, neste caso, por conta da sua capacidade de atuar de forma autônoma. Com a Darktrace, todo o processo acontece de forma automatizada, onde a IA aprende os padrões de comportamento e entra em ação assim que detectar qualquer anomalia.
Ao proteger o setor financeiro de ameaças internas e externas, a Darktrace garante a integridade das operações e a conformidade com as regulamentações de segurança de dados, mitigando os riscos cibernéticos para os bancos e seus clientes.
FICO Falcon
A Falcon, da FICO, também é uma IA focada na prevenção de fraudes em instituições financeiras. A solução usa técnicas avançadas de IA e machine learning para detectar e bloquear fraudes antes que elas ocorram, oferecendo proteção contra fraudes de cartão de crédito, transferências bancárias fraudulentas e outras ameaças financeiras.
A Falcon também melhora a experiência do cliente. Por reconhecer padrões de comportamento e fazer uma análise completa dos dados das operações rapidamente, assegura que transações legítimas não sejam bloqueadas erroneamente.
A tecnologia apresenta perfil proativo, aprendendo e se adaptando o tempo todo a novos tipos de ameaças, reduzindo as perdas da instituição e aumentando a segurança dos clientes.
IA Assistente da Global
A IA Assistente da Global atua em todos os contatos de vendas e negociações, oferecendo suporte aos operadores e garantindo uma experiência personalizada aos clientes.
Ela é capaz de fazer o reconhecimento de sentimentos e, com isso, sugere as melhores abordagens para cada momento do contato. A IA Assistente também atua na transcrição de áudios e identificação de contexto, auxiliando o operador na tomada de decisões e garantindo maior assertividade em cada atendimento.
E além da IA Assistente, a Global está trabalhando nos testes e aprimoramentos de uma nova inteligência artificial que une a eficiência de um robô com a personalização do atendimento.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.