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Carteiras Digitais: O Futuro dos Pagamentos Eletrônicos


Carteiras Digitais: O Futuro dos Pagamentos Eletrônicos

Tão importante quanto oferecer os melhores produtos e serviços, é ter certeza de que se consumidores conseguirão concluir o pagamento de forma rápida, prática e segura, ainda mais no ambiente virtual. Nesse sentido, as carteiras digitais desempenham um papel fundamental numa boa experiência para o cliente.

É por isso que apresentaremos como esse recurso funciona, quais são as vantagens na adoção e o que deve ser considerado para que esse modelo de pagamento seja implementado com sucesso. Boa leitura!

O que são as carteiras digitais?

Resumidamente, carteiras digitais são aplicativos que armazenam informações e permitem pagamentos instantâneos. Em certa medida, elas se tornaram ainda mais populares com a disseminação dos smartphones e da internet móvel, graças a mobilidade possibilitada por essas tecnologias.

É possível encontrar soluções de carteiras digitais oferecidas por fintechs, por bancos tradicionais e até mesmo pelos sistemas operacionais de smartphones ou por alguns fabricantes desses aparelhos.

Além disso, gradualmente elas se popularizam também em versões para outros dispositivos móveis, marcando presença em smartwatches e pulseiras, aumentando as possibilidades de utilização desse recurso.

Como funciona as carteiras digitais?

Não é difícil entender a lógica de funcionamento das carteiras virtuais: para o consumidor, basta que ele baixe o aplicativo com o recurso no seu dispositivo, dentre as inúmeras opções disponíveis.

Com o aplicativo instalado, ele pode tanto inserir as informações de um conta bancária, de um cartão de crédito ou ainda transferir os recursos desejados para a carteira virtual. A partir disso, ele já pode utilizar nos estabelecimentos que aceitam esse tipo de pagamento, sejam eles físicos ou virtuais.

Normalmente, a maioria das maquininhas de cartão disponíveis no mercado hoje em dia já conta com recursos para aceitar o pagamento de carteiras digitais. Assim, basta acionar essa opção e pedir para o consumidor fazer a leitura do QR Code ou ainda aproximar seu dispositivo do terminal, caso ele tenha a possibilidade de pagamento por aproximação via NFC.

Para reforçar a segurança, é comum que as carteiras digitais solicitam a inserção de uma senha ou liberam o pagamento via dados biométricos (como a impressão digital, por exemplo).

Quais são as suas vantagens?

Basta ver a variedade de carteiras digitais disponíveis no mercado para reconhecer que elas já são populares entre boa parcela dos consumidores. Não é raro, inclusive, que parte deles tenha mais de uma opção desses aplicativos instalada nos seus dispositivos. Algumas das vantagens, tanto para empresas quanto para consumidores, que explicam esse sucesso estão descritas nos tópicos a seguir.

Mobilidade

Foi-se o tempo que para sair de casa e não ter nenhuma surpresa era preciso carregar vários cartões na bolsa ou na carteira. Com poucos toques, é possível armazenar diferentes métodos de pagamento e utilizá-los conforme necessário?

O mercado aceita QR Code? Basta ler a imagem com a câmera do celular. Pagamento por aproximação no posto de gasolina? Aproximar o smartphone da maquininha é o suficiente. Ou seja, carteiras digitais são sinônimo de mobilidade e praticidade.

Segurança

A segurança é outro ponto que pesa a favor das carteiras digitais. Se bem utilizados, os recursos de proteção embutidos nessas ferramentas garantem que os dados do usuário permaneçam resguardados e os pagamentos sejam autorizados apenas mediante autorização com o uso de senha ou dados biométricos.

Além disso, em caso necessário, basta apagar as informações armazenadas na carteira, o que não costuma acontecer com um cartão físico, por exemplo.

Diversificação

Se você toca uma empresa e já deixou de fechar negócio por não aceitar determinado método de pagamento, provavelmente sabe como isso dói. Por isso, ter as carteiras digitais com alternativas para seus consumidores pode fazer com que você venda mais.

Além disso, isso contribui para aumentar a retenção é comum que as carteiras digitais ofereçam cashbacks aos consumidores, que para ganhar mais dinheiro de volta, vão optar por estabelecimentos que aceitem aquele aplicativo.

No mais, as carteiras digitais costumam praticar taxas menores que os cartões e de outros tipos de transferência bancária.

Como implementar esse modelo de pagamento?

Claro que adotar as carteiras digitais como modelo de pagamento exige planejamento e alguns cuidados. Então para sua empresa não ficar para trás, acompanhe o que deve ser observado.

Faça uma pesquisa de mercado e com seus clientes

Colete informações para saber se as carteiras digitais já estão disseminadas entre seus consumidores e quais as mais utilizadas por eles. Desse modo, você consegue direcionar esforços para aceitar essas opções.

Defina um planejamento estratégico

Inclua a implementação desses recursos no seu planejamento. Assim, você consegue combinar a adoção do novo meio de pagamento com a divulgação adequada e aos ajustes no manejo do seu fluxo de caixa, por exemplo.

Conte com parcerias especializadas

Para obter sucesso na implementação do novo meio de pagamento, faz toda a diferença contar com soluções especializadas, capazes de oferecer ferramentas que permitam otimizar e aproveitar ainda mais as vantagens das carteiras digitais, incluindo a integração dos pagamentos e facilidades na gestão do fluxo de caixa.

Ademais, essas parcerias podem ser o caminho para criar campanhas que ofereçam benefícios para os consumidores, tornando essas alternativas ainda mais efetivas na atração e retenção de clientes.

Invista na Segurança da Informação

Conheça os mecanismos de segurança da informação adotados pelas carteiras digitais escolhidas. É importante que mesmo nos pagamentos por aproximação sejam exigidos dados biométricos, por exemplo. Além disso, toda a transação deve ser criptografada, protegendo as informações de pessoas mal-intencionadas.

Cuide da experiência do usuário

A utilização das carteiras digitais deve ser feita sem atritos, com uma boa experiência do usuário. Por isso, adote as medidas necessárias para não haver empecilhos na escolha desse meio de pagamento.

Coloque em ação a melhoria contínua

Por fim, não despreze o acompanhamento dos indicadores para identificar pontos de melhoria em todo o processo. Dessa forma, será possível implementar um planejamento que considere o aperfeiçoamento contínuo no uso desses recursos, tirando deles o melhor proveito possível.

Cada vez mais, as carteiras digitais serão parte importante da jornada dos consumidores. Logo, ignorar suas vantagens, inclusive para as empresas, significa cada vez mais um menor volume de negócios. Portanto, procure aderir a essa novidade o quanto antes, sempre de forma planejada.

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