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Cobrança automatizada: quais os seus benefícios? Entenda!


Cobrança automatizada: quais os seus benefícios? Entenda!

Como você já deve saber, a tecnologia é uma aliada fundamental de qualquer setor de cobranças que desenvolve seu trabalho com eficiência e profissionalismo. Felizmente, a transformação digital disponibiliza uma série de ferramentas que auxiliam nos processos administrativos e financeiros de negócios de diferentes portes.

Em muitos casos, é possível, digitalizar quase completamente tarefas que dependiam de ações humanas. É o caso da cobrança automatizada, que traz uma série de benefícios nesse processo essencial para a saúde financeira da empresa. Para saber mais sobre como tirar proveito dessa solução, listamos o que de melhor ela oferece. Confira!

Redução de custos operacionais

Manter sistemas automatizados dentro da régua de cobrança da sua empresa otimiza a utilização de recursos, sejam eles humanos ou materiais, contribuindo de forma significativa para a diminuição de parte desses custos operacionais.

Além disso, com a automatização de parte substancial das cobranças, os profissionais ficam liberados para contatar clientes específicos, que demandem algum tipo de atenção especial conforme o planejamento adotado.

Com isso, será possível cobrar mais inadimplentes em um menor tempo e com uma estrutura de atendimento mais enxuta, já que boa parte deles terá seus problemas solucionados por meio do atendimento automatizado.

Aumento da taxa de recuperação de crédito

A automatização, ao facilitar a gestão da base de consumidores, tende a reduzir o número de inadimplentes e a aumentar a taxa de recuperação de crédito, um importante indicador da condição financeira do negócio.

Imagine o trabalho de quem atua no varejo e precisa lidar com uma alta taxa de inadimplência. Com a automatização, essas centenas ou mesmo milhares de contatos serão feitos sempre de forma adequada, no momento correto e com a abordagem precisa, aumentando a chance de sucesso na recuperação do crédito. Logo, com esses aportes previstos, o peso dos débitos para o caixa da empresa cai.

Melhora na relação com os consumidores

A relação entre consumidores e empresa no momento de uma cobrança pode ser fonte de inúmeros atritos. O negócio fica, inclusive, exposto a riscos jurídicos se não respeitar o que a legislação indica na hora de entrar em contato com o inadimplente. Além disso, é comum que o devedor já esteja em uma situação de fragilidade, tornando a situação ainda mais sensível.

A cobrança automatizada elimina processos manuais e pessoais. Com isso, ao adotar canais de comunicação digitais para realizar essa abordagem, há redução considerável de constrangimentos.

A partir disso, o cliente se sente menos intimidado pela cobrança e mais aberto a resolver suas pendências da melhor forma possível. Ou seja, trata-se de mais uma estratégia para melhorar a taxa de recuperação de crédito.

Outro ponto é que, ao utilizar a cobrança automatizada em meios de comunicação digitais (como o WhatsApp), sua empresa terá mais facilidade e agilidade para encontrar os consumidores graças à adoção massiva dessas ferramentas por parte da população.

Personalização na comunicação com o cliente

O fato de a comunicação ser automatizada não significa ela não deve levar em conta a particularidade de cada um dos clientes. Com a gestão adequada, é possível identificá-los a partir de diferentes perfis, com base nos dados disponíveis. Isso deixa mais fácil oferecer as melhores condições de pagamento, sempre adequados a cada tipo de consumidor.

Assim, as possibilidades de que ele volte a se tornar inadimplente por não cumprir o acordo se tornam menores, o que é bom para ambas as partes. De um lado, a empresa recupera o crédito e, do outro, o consumidor resolve suas pendências e volta a consumir.

Avanço da escalabilidade

O conceito de escalabilidade diz respeito à possibilidade de manejar recursos sem que isso prejudique a qualidade do serviço prestado. Na prática, isso quer dizer que um “processo escalável” é que aquele que será ampliado com relativa facilidade à medida que o volume da demanda cresce.

Imagine que sua empresa dobra o volume de negócios feitos em determinado período. Para suprir a demanda da inadimplência, não será preciso dobrar o número de pessoas no setor, desde que sua cobrança esteja automatizada. Dessa forma, novos aumentos são facilmente contornados.

Desenvolvimento de um diferencial competitivo

Ao adotar um sistema de cobrança automatizado, seu negócio estará alinhado ao que há de mais moderno no mercado, melhorando a imagem do empreendimento, profissionalizando todos os processos do setor de cobranças e se tornando um importante diferencial competitivo, o que é essencial em um cenário a cada dia mais disputado.

Ademais, a automatização da cobrança fortalece as boas práticas de governança e compliance, que atestam a solidez, a transparência e a confiabilidade da empresa, o que também é importante para aumentar a competitividade.

Ampliação dos meios de pagamento

A automatização do processo de cobrança facilita a implementação de diferentes formas de pagamento, o que certamente facilita a vida do consumidor e favorece um aumento dos índices de recuperação de crédito.

Com um sistema eficiente à disposição, os boletos de cobrança são enviados de forma automática. Além disso, os próprios consumidores solicitam uma segunda via ou ainda atualizam a data de pagamento em caso de atraso. A adoção dessas ferramentas também abre espaço para a utilização de meios de pagamentos totalmente digitais.

Realização de relatórios de controle e performance

Por fim, sistemas automatizados de cobrança dão acesso a uma série de relatórios de controle e performance detalhados com informações úteis para a condução adequada desses processos.

Essas informações são valiosas para entender o tamanho do impacto da inadimplência nas contas da empresa e o que deve ser feito para melhorar esse índice, entre outras decisões importantes na rotina de um negócio.

Como a cobrança automatizada é uma tendência que provavelmente veio para ficar, é importante que sua empresa se movimente desde já para contar com essas ferramentas. Para isso, vale a pena conhecer os diferenciais de uma empresa como a Global, que oferece as melhores soluções para a sua área de cobrança, sempre visando à inovação contínua para que você alcance os melhores resultados.

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