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5 benefícios do serviço de cobrança a inadimplentes para a empresa


5 benefícios do serviço de cobrança a inadimplentes para a empresa

A cobrança de inadimplentes é um problema muito comum para as empresas. Falamos “problemas”, pois, essa é uma etapa da comunicação entre o negócio e o cliente que é crucial para a boa relação. Um passo em falso e o consumidor, que poderia ser um comprador fiel, se torna um dos que mais odeiam a empresa.

Em vista disso, é muito importante desenvolver mecanismos para que o processo de cobrança seja agradável para os dois lados. Acontece que um negócio, muitas vezes, não tem todo o preparo para realizar esse processo sozinho. Ele vai necessitar de um serviço de cobrança a inadimplentes.

Não sabe do que estamos falando? Neste texto, explicaremos o que é e quais são as vantagens. Confira!

O que é um serviço de cobrança a inadimplentes?

O serviço de cobrança é basicamente uma empresa ou setor especializado em lidar com os débitos e dívidas dos consumidores. Esse segmento pode atuar em todo o processo de cobrança — desde o cálculo da dívida, entrar em contato com os clientes inadimplentes até o recebimento — ou apenas em uma parte.

Empresas podem delegar essa função para setores específicos — como atendimento ou venda — ou podem terceirizá-la, de modo a obter um trabalho mais profissional. Mas em qualquer caso, existem algumas áreas básicas de operação, como:

  • geração de contratos e régua de cobrança;
  • execução de ações judiciais;
  • administração das formas de pagamentos.

Entre outros.

Quais são as vantagens dos serviços de cobrança?

Algumas empresas costumam acreditar que a contratação de um serviço específico de cobrança não é tão vantajoso assim. Entretanto, como falamos na introdução, esse é um processo bastante delicado e que se não for feito da maneira correta, traz muito prejuízo à reputação da empresa. Sendo assim, aqui, separamos algumas das principais vantagens em contratar esse serviço. Confira!

1. Agilidade na solução de problemas

As companhias especializadas em cobrança têm pessoas qualificadas para atender em seu corpo de funcionários. Isto é, são profissionais que entendem o que ocorre nesse meio, lidam com diversos perfis de clientes e sabem captar as emoções e o que falar.

Todas essas habilidades fornecem uma capacidade muito maior de resolver problemas do que um setor de atendimento comum. Afinal, eles têm a experiência ao seu favor, por lidar todos os dias com essa situação. O resultado é que a empresa contratante tem uma eficácia nas respostas sobre consumidores endividados e consegue evitar a inadimplência com sucesso.

2. Aumento da produtividade

Algumas empresas até têm um setor especializado em cobrança que pode ser bastante competente, mas a maioria não tem as condições de arcar com duas áreas de atendimento. Boa parte coloca todas as funções em um segmento e espera atingir resultados. É claro que essa atitude sobrecarrega os setores, e é pior quando se resolve misturar essa categoria com o setor de vendas.

Ao contratar um serviço terceirizado, a gestão não só facilita o trabalho do atendimento e das vendas, como também proporciona maior produtividade. Isto porque, ao separar as funções, cada setor pode cuidar do que está relacionado com sua função e isso, obviamente, refletirá nos resultados financeiros do negócio.

3. Flexibilidade nos tipos de cobrança

Muitos podem não ver como a tecnologia dos serviços de cobrança tem um importante papel para evitar a inadimplência na empresa. Mas a verdade é que muitos dos processos que facilitam a vida do consumidor só surgiram recentemente. Possibilidade de emitir boletos a qualquer momento, mandar e-mails ou SMS avisando sobre o vencimento da fatura são algumas das facilidades vinculadas à tecnologia.

Sabemos que esses mecanismos não são tão simples de introduzir em uma empresa e nesse ponto, para ter o melhor em flexibilidade na hora da cobrança — inclusive, até aumentando as chances de pagamentos —, é preciso contratar um serviço à parte. Dessa maneira, a empresa tem a disposição todas essas possibilidades de cobrança e consegue diminuir os riscos de não pagamento.

4. Valorização da imagem da empresa no mercado

Quem já teve a oportunidade de fazer ou participar de um processo de cobrança sabe como é uma parte delicada do atendimento. Uma palavra errada, um jeito de falar que pareça rude ou invasivo com o cliente e a reputação da empresa vai por água abaixo. Ninguém gosta de companhias inconvenientes que ficam ligando ou que não sabem atender.

Por essa razão, é fundamental o cuidado na hora de realizar esse serviço. Os profissionais devem ter paciência e empatia com a situação do cliente, sempre lembrando que o objetivo é que os dois lados saiam satisfeitos. Com o atendimento correto quando o assunto é cobrança, a empresa tem condições de valorizar a sua imagem e garantir que mais consumidores voltem a comprar seus produtos.

5. Retenção de clientes

Por fim, com um bom atendimento — não só em relação aos clientes inadimplentes, mas também, facilitando o acesso a boletos e outras formas de pagamento —, as chances de reter os consumidores é maior.

A abordagem profissional garantida pelo serviço de cobrança oferece para o cliente a sensação de que ele é respeitado pela empresa. Além de ter um tratamento profissional, se tornando alguém que enxerga a companhia como uma aliada.

Quais são os diferenciais da Global Soluções Financeiras?

Como acompanhamos ao longo deste texto, a contratação do serviço de cobrança pode trazer muitos benefícios para uma empresa. Seja na retenção de clientes, na melhora da produtividade, ou mesmo, na valorização perante o mercado. De fato, esses são fatores muito benéficos e demonstram a importância que contratar esse serviço traz.

Nesse ponto, queremos destacar os trabalhos da Global Estratégias Financeiras no setor de cobrança. Somos uma empresa que tem como pilar a combinação da tecnologia, compliance, estratégia e segurança de dados.

Oferecemos um trabalho completo quando o assunto é cobrança, auxiliando a empresa em todas as etapas, desde o primeiro contato, a elaboração da régua de cobrança até ações judiciais se forem necessárias. Com profissionais com qualificações para o atendimento e também anos de experiência.

Ao longo deste texto, falamos sobre os principais benefícios do serviço de cobrança a inadimplentes. Se a sua empresa está precisando de profissionais qualificados para cobrar seus clientes, conheça agora mais sobre o nosso serviço!