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Vale a pena investir na cobrança digital? Descubra!
05 de novembro de 2019Tempo de leitura: 5 minCategoria: Mercado
O relacionamento da empresa com seus clientes passa por diferentes momentos, sendo que alguns são dotados de muitas alegrias para ambos os lados. Eles consomem e ela lucra, todos saem felizes. Entretanto, há períodos mais complicados, seja porque o empreendimento já não tem a mesma qualidade ou porque o cliente não paga os seus débitos. Nesses casos, o negócio precisa rever os seus métodos.
Afinal, será preciso exigir o pagamento e arranjar formas de fazer isso sem prejudicar a relação. Nesse contexto, a cobrança digital pode ser uma ótima alternativa, representando uma estratégia bastante eficaz para obter o pagamento sem prejudicar o relacionamento da companhia com o cliente.
Para mostrar quais são os benefícios desse tipo de estratégia, nós reunimos informações importantes sobre o que você precisa saber sobre cobrança digital.
O que é a cobrança digital?
Nada mais é que um método de cobrança por meio de ferramentas digitais. Aqui, a empresa manda avisos e boletos utilizando meios como e-mail, SMS, apps de conversa etc. Também é possível encaminhar cobranças por meio de plataformas. Nesse espaço, o cliente tem acesso às faturas e pode escolher de que forma quer pagar, se pretende parcelar etc.
Como funciona?
A empresa pode optar por enviar e-mails para seus clientes, como também entrar em contato com ele via celular. A grande diferença é que, no segundo caso, não é uma ligação, como seria no método tradicional. O empreendimento envia mensagens em apps para que o comprador entre em contato.
Se for pelo portal, o consumidor ainda poderá falar com um atendente por meio de chat ou mesmo com um robô programado para atendê-lo, podendo negociar seu débito e, em alguns casos, gerar automaticamente seu boleto e parcelar sua despesa.
Dessa forma, sem aquele contato intimidador feito pelo telefone, a empresa tem como negociar a dívida com a possibilidade de dialogar com seus clientes, obtendo um retorno mais satisfatório.
Quais são as vantagens de implementar a cobrança digital na sua empresa?
A utilização da tecnologia traz mudanças bastante significativas para o empreendimento. A seguir, veja quais são os impactos positivos dos quais pode tirar proveito ao adotar a cobrança digital.
Agilidade nos processos
No caso da cobrança, usar ferramentas digitais pode fornecer uma rapidez na efetivação dos processos. Muitas dessas atividades que eram feitas manualmente e às vezes levavam horas têm o seu tempo facilmente reduzido.
A verdade é que realizar todos os processos que envolvem a cobrança apenas utilizando os recursos humanos é muito complicado, visto que há uma série de atividades que vão além de entrar em contato com o consumidor. É preciso fazer checagens de lista de devedores, analisar os valores e as possibilidades de despesas etc. Utilizar a tecnologia é a melhor forma de tornar esse processo ágil.
Fim dos constrangimentos
A verdade é que ter que entrar em contato com um cliente apenas para realizar uma cobrança não é um dos processos mais satisfatórios. É uma atuação delicada e que, querendo ou não, expõe o consumidor.
O resultado é que ele pode se sentir constrangido ou revoltado. Mesmo que quite a dívida, existe a tendência a nunca mais querer comprar da empresa. Por isso, usar um e-mail ou SMS evita que o funcionário tenha um contato direto com o cliente, além de tornar a questão mais impessoal.
Atualização do banco de dados
Para obter um registro correto sobre os clientes, utilizar ferramentas que aperfeiçoem os mecanismos de cobrança é uma ótima ideia. Será possível ter informações atualizadas sobre o comportamento deles. Será até viável criar um banco de dados com todas as dívidas que o consumidor já teve, saber quanto tempo ele demora para pagar suas contas, qual é o tamanho da dívida, entre outros pontos. Isso ajudará a empresa a determinar estratégias e melhorar a abordagem.
Relatórios em tempo real
Como dissemos acima, será possível coletar dados sobre o comportamento dos consumidores. Alguns sistemas de cobranças até oferecem a possibilidade de gerar relatórios em tempo real com dados precisos que serão muito úteis para a tomada de decisões.
Redução de custos
A cobrança tradicional, em que há um contato direto com o cliente, pode gerar custos a mais para a empresa. Ligações telefônicas excessivas e que demoram mais do que o necessário para oferecer uma resposta satisfatória são alguns exemplos.
Porém, utilizar recursos digitais traz economia para os gastos operacionais. Afinal, com a cobrança digital, é possível mandar diversos e-mails e mensagens de textos, aumentando a efetividade e tornando a abordagem mais dinâmica.
Por que utilizar uma consultoria especializada?
A cobrança não deve ser uma das principais atividades do negócio. A empresa tem que direcionar os seus recursos para fabricar seus produtos ou serviços e aumentar cada vez mais seu número de consumidores. Contudo, é inevitável que clientes inadimplentes apareçam e ela tenha que fazer o possível para evitar que esse comportamento se alastre.
O que acontece é que encarar a cobrança sozinha pode não ser tão vantajoso para a companhia. Em primeiro lugar, porque a empresa não tem experiência suficiente para lidar com esse tipo de situação com qualidade, o que, consequentemente, pode levar à perda de clientes ou mesmo a não conseguir que as dívidas sejam quitadas. Segundo, porque os funcionários que pertencem a outros postos terão que se responsabilizar por entrar em contato com os inadimplentes, sobrecarregando-os.
Sendo assim, terceirizar esse serviço é a melhor forma de ter bons resultados e ainda direcionar as atividades da empresa para o que realmente importa. Uma consultoria ajudará a conversar com os compradores, oferecerá meios tecnológicos não só para entrar em contato, como também para gerar boletos, parcelar etc., além de fornecer apoio jurídico caso seja necessário.
Falamos aqui sobre os principais benefícios da cobrança digital e como ela pode ajudar a lidar com clientes inadimplentes, ressaltando como é um modelo mais impessoal e mais prático de contato.
Se sua empresa está precisando de uma consultoria para ajudar a conversar com seus clientes, entre em contato conosco. Nós da Global Soluções Financeiras temos o que você precisa quando o assunto é cobrança digital.
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