Cobrança por WhatsApp é a nova aposta dos departamentos de cobrança

A cobrança por WhatsApp já vem sendo utilizada com sucesso por empresas que desejam aliar o melhor das redes sociais aos seus processos na gestão de clientes inadimplentes. Afinal, como você deve saber, tempo é um fator decisivo para minimizar possíveis perdas em função de débitos. Nesse aspecto, nada melhor do que alinhar-se à ferramenta mais usada do mundo para se comunicar instantaneamente.

Se sua empresa ainda não conhece as vantagens e ainda precisa de mais informação para implementar esse tipo de cobrança, então você está lendo o artigo certo. Acompanhe atentamente para saber por que e como usar o WhatsApp na hora de contatar devedores.

A legitimidade da cobrança por WhatsApp

Diante da escalada do uso do app de conversação mais baixado do mundo, não tardou para que as empresas e seus setores de cobrança percebessem seu potencial. Pelo WhatsApp, o relacionamento entre marcas e clientes ganha um novo impulso, tanto para ações de marketing e vendas como para as de cobrança.

Embora não exista uma lei propriamente dedicada a disciplinar a questão, a cobrança por WhatsApp já tem amplo respaldo legal. Isso porque o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEB) já se manifestou favoravelmente ao seu uso como recurso no trato da inadimplência.

De fato, uma avaliação rápida já apontaria para a conformidade do aplicativo, afinal, na prática, cobrar pelo WhatsApp não difere de um contato telefônico ou por carta. O mais importante é que o contato seja sempre no sentido de solucionar um problema comum. Ou seja, enquanto sua empresa resgata valores devidos, o cliente volta a ter crédito para poder consumir normalmente.

As vantagens do app para empresas

Antes de fazer cobranças com o aplicativo, conheça as particularidades do app. Sendo assim, veja que vantagens imediatas sua empresa tem quando faz uso dessa ferramenta e de que maneira explorá-la melhor.

Recurso gratuito

Desde a sua criação, há dez anos, o WhatsApp tem como proposta ser uma ferramenta de comunicação instantânea acessível e sem custos. Essa é uma facilidade que permanece, ainda que empresas já o utilizem com fins comerciais.

Dessa forma, aproveitar que é 0800 acaba sendo também uma decisão inteligente, afinal, não há nenhum tipo de tarifa ou mensalidade. Basta acessar o Google Play ou Apple Store, fazer o download e começar a usar.

Versão para negócios

O que já era bom tornou-se ainda melhor com o lançamento da versão Business do app, em 2018. O mais interessante é que, mesmo com uma versão desenvolvida para uso corporativo, manteve-se a gratuidade.

Com o WhatsApp Business, é possível aproveitar funções exclusivas. Estatísticas, dados sobre acessos e ferramentas de analytics são algumas delas. Assim, você agrega um recurso nos mesmos padrões das soluções em automação de marketing. Em relação à cobrança, é um tremendo diferencial.

Todos usam

Embora o SMS e a correspondência ainda sejam canais úteis, a verdade é que a mídia do momento é o WhatsApp. Só no Brasil, são mais de 120 milhões de usuários, o que nos coloca como um dos países campeões de download e uso ativo. Portanto, ao implementá-lo em ações de cobrança, você terá em mãos um verdadeiro canal para comunicação em massa.

É multimídia

Outra vantagem a ser considerada é que, pelo app, é possível enviar instantemente quase todo tipo de formato de conteúdo digital. Isso facilita bastante, por exemplo, na hora de receber ou enviar comprovantes de pagamento.

Considere, ainda, possíveis divergências em relação a valores e prazos, por isso, nada melhor do que uma prova incontestável como um recibo ou uma nota fiscal, certo?

Como usar e que cuidados tomar

Embora o WhatsApp seja fácil de usar, tenha uma interface amigável e seja bastante difundido, certos limites continuam a valer. Nesse sentido, ele não difere de ferramentas já usadas há muito tempo, como o telefone e o e-mail. Ou seja, todo contato deve ser feito com cautela e observando as regras impostas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Isso significa que permanece o respeito ao horário comercial nos contatos, que, nos dias úteis, vai das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Essa é a faixa determinada, pelo menos no estado de São Paulo, pela Lei nº 431/13. Domingos e feriados estão terminantemente proibidos.

Nos primeiros contatos, da mesma forma que nas chamadas telefônicas, você deverá esclarecer o motivo assim que chamar o cliente no chat. É fundamental, nessa primeira abordagem, mostrar boa vontade e espírito cooperativo, evitando qualquer tipo de coação.

Considere que a opção de bloquear está disponível para o inadimplente o tempo todo, por isso, é a sua capacidade de gerar empatia que vai definir uma negociação bem ou malsucedida. O poder de persuasão é sempre a melhor arma para evitar e minimizar a inadimplência.

O uso integrado a ferramentas de cobrança

Dependendo do volume de inadimplentes que sua empresa tem em carteira, pode ser que o WhatsApp não seja suficiente como ferramenta de gestão de cobrança. Sendo assim, contar com recursos adicionais que permitam gerir o processo e otimizar o tempo é fundamental.

Nesse sentido, vale destacar que a Global disponibiliza soluções pensando na sua posterior integração com o app de conversação, SMS e outras mídias. Não é porque o contato é feito pelo app que você vai deixar de lado o profissionalismo, por isso, o ideal é aliar a tecnologia com a praticidade.

Contar com a experiência de uma empresa que sabe exatamente o que é necessário para uma gestão de cobrança eficaz faz toda a diferença. Com a Global, você tem à disposição o melhor da tecnologia, além de vasto know-how dos seus profissionais.

Tudo em um sistema próprio para gerir processos de recuperação de ativos. Assim, conseguirá resultados superiores, melhorando o relacionamento com seus clientes inadimplentes.

Além da recuperação de ativos, a Global possui outras soluções como relatórios internacionais de crédito e risco e apoio jurídico especializado.

Ao longo deste artigo, você conheceu melhor as vantagens e práticas mais indicadas para implementar a cobrança por WhatsApp. Esperamos que tenha sido útil e que, a partir de agora, você tenha ainda mais sucesso nos negócios!

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