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O que é cobrança extrajudicial? Saiba como adotar na sua empresa
24 de agosto de 2022Tempo de leitura: 5 minCategoria: Economia
As cobranças extrajudiciais são mecanismos amplamente utilizados por empresas. Diferente do que acontece em cobranças judiciais, na modalidade extrajudicial os resultados costumam ser mais rápidos e o relacionamento com o cliente não fica tão afetado.
Neste artigo, você vai entender mais sobre este tipo de cobrança, conhecendo o seu significado, funcionamento, benefícios e como fazer. Quer saber mais? Continue a leitura e aprenda como implementar a cobrança extrajudicial na sua empresa!
O que é a cobrança extrajudicial?
A cobrança extrajudicial é um tipo de “cobrança amigável”. Por meio dela a empresa entra em contato com o devedor com o objetivo de negociar o pagamento. Em uma cobrança extrajudicial as partes credora e devedora podem ajustar valores, data e formas de pagamento.
Nas cobranças extrajudiciais não existe participação do poder judiciário, diferente do que acontece nas chamadas “cobranças judiciais”. Em alguns casos, a empresa pode contratar o serviço de consultorias especializadas em cobrança que realizam as tentativas de acordo junto ao cliente inadimplente.
Porém, caso não queiram contratar esses serviços, poderão fazer o procedimento de forma direta, sem intermediários. Um colaborador ou setor da empresa fica encarregado de entrar em contato com o devedor para negociar o débito.
Como funciona a cobrança extrajudicial?
A cobrança extrajudicial é flexível e pode ser adaptada de acordo com as particularidades e interesses de cada empresa. Geralmente a empresa cria uma “política de cobrança” na qual estabelece as diretrizes e padroniza os processos envolvendo a cobrança extrajudicial.
A seguir, listamos um exemplo de política de cobrança que pode ser adaptada para o seu negócio:
um dia após o vencimento a empresa entra em contato com o cliente para informar que não identificou o pagamento. Nesta mensagem deve se colocar à disposição para oferecer suporte, incentivando o cliente a entrar em contato caso tenha tido algum problema com o pagamento. Lembre-se de incluir um aviso solicitando que a mensagem seja desconsiderada caso o pagamento já tenha sido realizado;
cinco dias após o vencimento o responsável pelo setor de cobrança da empresa pode entrar em contato com o cliente por telefone, informando que o pagamento não foi identificado e se colocando à disposição para auxiliar na solução: agendar nova data de vencimento, parcelar o valor, entre outros;
quinze dias após o vencimento a empresa entra em contato novamente, enviando uma notificação de cobrança extrajudicial por escrito. Nesta notificação devem constar os dados de identificação do credor e do devedor, o valor total devido, a data do vencimento e os dados para que o devedor realize o pagamento.
Os prazos de envio de mensagem de cobrança e contato telefônico podem variar, considerando os interesses e as estratégias de cada empresa.
Para que uma cobrança extrajudicial seja eficiente a empresa deve adotar uma postura de acolhimento, se colocando à disposição para negociar e ajustar o pagamento conforme as possibilidades do credor.
Imprevistos podem acontecer é preciso demonstrar que a empresa está aberta para conversar e encontrar uma solução rápida e que seja positiva tanto para ela quanto para o devedor.
A postura adotada pela empresa nos primeiros contatos para cobrança podem fazer toda a diferença no resultado obtido. Por isso, a política de cobrança do seu negócio deve estar alinhada com o propósito da empresa e o tipo de relacionamento que deseja construir com os clientes e os fornecedores.
Quais os benefícios da cobrança extrajudicial?
Uma cobrança extrajudicial bem executada tem grande potencial de atingir os resultados esperados. A seguir, listamos os principais benefícios dessa modalidade:
maior flexibilidade de negociação;
ajuda a criar uma imagem positiva da sua empresa;
contribui para preservar e estreitar o relacionamento com os clientes;
a empresa consegue receber os valores devidos com mais rapidez;
custos mais baixos se comparada com a cobrança judicial; e,
é menos desgastante que a cobrança judicial.
É importante salientar que, caso a empresa não alcance os objetivos pretendidos com a cobrança extrajudicial ela poderá, a qualquer momento, iniciar um processo pela via judicial.
Como fazer uma cobrança extrajudicial?
Não existe uma fórmula pronta de como iniciar uma cobrança extrajudicial. Você poderá iniciar o contato com o cliente por e-mail, mensagem ou até por meio de uma ligação telefônica. A estratégia utilizada depende do tipo de empresa, de como é feita a sua gestão financeira e do relacionamento que ela mantém com os seus clientes.
Como você viu, em um determinado momento é importante fazer um documento por escrito, formalizando a cobrança. Neste documento, aplique algumas estratégias como:
use palavras educadas e se coloque à disposição para negociar;
seja discreto;
utilize um tom de voz compatível com a comunicação da empresa;
crie condições facilitadoras de pagamento; e,
ofereça um atendimento de qualidade para o devedor.
Pode parecer estranho, em um primeiro momento, a necessidade de se colocar à disposição e aberto à negociações, já que o devedor é que têm uma obrigação com a sua empresa. Entretanto, esse tipo de postura é muito mais eficaz em negociações deste tipo.
Por isso, a comunicação mantida deve ser amigável e focada em um único objetivo: realizar a cobrança e receber a quantia devida com o máximo de rapidez. Para alcançar esse objetivo um diálogo amigável e a abertura para negociação vão fazer toda a diferença.
Como você pode ver, a cobrança judicial é um mecanismo de cobrança que não envolve o poder judiciário. Se aplicado de forma inteligente e estratégica ele traz excelentes resultados para o seu negócio.
Outro aspecto importante diz respeito ao treinamento da sua equipe, os profissionais devem estar preparados para lidar com clientes inadimplentes. Por isso, invista no treinamento dos seus colaboradores e na elaboração de uma política de cobranças dentro da empresa.
Somado a isso, estabeleça uma comunicação aberta com os seus clientes, estando eles inadimplentes, ou não. Crie vínculos de relacionamento e fortaleça as parcerias comerciais.
Quanto melhor for a relacionamento e a confiança mantida com a sua marca, melhor será o desempenho da cobrança e a gestão do seu negócio de uma maneira geral.
Contamos com as melhores soluções financeiras para que você atinja os resultados esperados na sua empresa. Ou se já nos conhece, entre em contato com um especialista!
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