Home › Blog › Comunicação › Collection Score: O momento atual pede inteligência e assertividade nas ações
Collection Score: O momento atual pede inteligência e assertividade nas ações
24 de setembro de 2020Tempo de leitura: 2 minCategoria: Comunicação
Sabemos que a necessidade de acompanhamento de indicadores de inadimplência, fluxo de caixa, ciclo de vendas e principalmente a redução de PDD se tornaram ainda maiores em tempos de pandemia, porém acima de qualquer um desses indicadores, temos ainda o relacionamento com o cliente, que precisa ser priorizado no momento de realizar qualquer ação de cobrança.
A forma de realizar cobranças mudou, e isso não é de hoje. Os setores de contas a receber, operações de assessoria de cobrança e até mesmo a força de vendas das empresas, entendem que em meio a um mercado globalizado e extremamente competitivo, preservar a relação entre credor e cliente devedor é primordial para qualquer decisão.
Com isso, a assertividade nas ações se torna tão importante quanto a preocupação em uma abordagem coerente e dentro de um script que tenha a identidade da empresa credora.
Uma das ferramentas utilizadas a bastante tempo, principalmente por bancos e financeiras está tomando ainda mais força nos dias atuais, é o Collection Score.
O que é Collection Score?
Collection Score trata-se de uma análise realizada no perfil dos clientes (pessoa física ou jurídica) que estão inadimplentes, ou seja, ele é utilizado exclusivamente para scorar e segmentar a carteira de clientes devedores atribuindo uma pontuação a eles, e com base nisso apoiar empresas e gestores nas tomadas de decisão.
Trazendo como principal objetivo a identificação de clientes com propensão de efetuar ou não o pagamento, o Collection Score gera ranking de clientes, que são geralmente pontuados de 00 a 10 ou de 00 a 100.
Na prática, os modelos de Collection Score são desenvolvidos com base em um sistema científico e matemático, considerando dados externos e internos do próprio cliente devedor (histórico, informações da empresa), do mercado (segmentos, tendências econômicas, dados públicos) e indicadores de cobrança (recuperação por aging, agilidade no pagamento, esforço para pagamento).
Principais vantagens
As principais vantagens obtidas com a utilização do Collection Score são:
Maior assertividade nas ações de cobrança
Com isso, aumento da liquidez e agilidade na recuperação da carteira de cobrança.
Redução da PDD e melhoria nos indicadores financeiros
Considerando o aumento na agilidade e a liquidez da carteira, automaticamente acontece a redução na PDD.
Melhoria no relacionamento e experiência do cliente
Com a régua de cobrança definida com a base no score do devedor, é possível criar decisões baseadas em indicadores. Dessa maneira a base de clientes não é trabalhada de forma igual, e criam-se padrões de atendimento e ações específicas para cada pontuação.
Para finalizar, as estruturações de informações, modelos de análise e tecnologia para execução das ações, são bastante necessárias. Ainda assim é primordial contar com uma equipe de profissionais altamente capacitados para realizar as negociações e formalizações de acordos.
Dessa forma é possível garantir o conhecimento de mercado e as técnicas necessárias para o cumprimento do acordo e a recuperação do valor inadimplente. E o principal, sem qualquer prejuízo na relação entre cliente e empresa, pois tão necessário quanto recuperar o valor é poder vender novamente para o cliente.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.