Como automatizar processos financeiros na sua empresa?

O mundo corporativo está em constante mudança, e, assim como em outras áreas, os setores financeiros também exigem modernizações para se tornarem mais eficientes. Dessa forma, a inovação tecnológica de um departamento financeiro empresarial se torna imprescindível para um bom funcionamento de todo o processo.

Assim, seja qual for o tamanho da companhia, é indispensável a realização de investimentos em desenvolvimentos digitais nesse setor. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como automatizar processos financeiros no seu negócio? Então, acompanhe a leitura deste artigo!

Por que automatizar processos financeiros?

Nos dias de hoje, o processo de automação financeira já é uma realidade concreta no mundo corporativo, seja qual for o ramo do negócio. Dessa forma, a ausência de investimentos nesse setor da empresa pode significar a defasagem da companhia perante seus concorrentes e, consequentemente, prejudicar seus resultados, produtividade, crescimento e representatividade no mercado, com a perda de vantagem competitiva.

No outro sentido, podemos destacar vários benefícios da inclusão da automação nos processos financeiros, como a melhoria de produtividade do setor, menor tempo aplicado em tarefas manuais, resultados reportados em tempo real, melhor destinação de recursos e agilidade de comunicação interna na organização.

Como automatizar o departamento financeiro?

A dependência de tarefas manuais coloca sua empresa em sérios riscos. Antes de tudo, porque quanto mais atividades realizadas à mão, maiores são as chances de ocorrerem erros humanos. Em segundo lugar, isso, além de expor seus funcionários à falha, prejudica significativamente a produtividade e o faturamento do seu negócio.

Se você quer evitar isso, veja como automatizar processos financeiros dentro da sua firma nas próximas linhas!

Faça o mapeamento dos processos financeiros que vão ser automatizados

Antes de aprender a automatizar processos financeiros dentro da sua empresa, é preciso identificar quais deles serão contemplados com a implantação das mudanças. Além disso, é importante definir a ordem pela qual essas mudanças vão ocorrer.

Cada aspecto deve ser mapeado e, se possível, formalizado, para que a organização comece do princípio.

Alguns dos processos que podem ser automatizados são:

  • faturamento: encaminhamento automático de notas fiscais e boletos bancários, de acordo com datas e horas estabelecidas previamente pelo sistema;
  • reajustes contratuais: atualização automática dos contratos para evitar perdas provenientes do atraso de sua aplicação;
  • registro de boletos: a automatização dos registros de boletos garante o ganho de escala e a operacionalização do negócio, visto que aumenta significativamente a agilidade na emissão e no envio;
  • cobrança: a automatização de parte da cobrança permite que sejam enviadas notificações instantâneas para os clientes logo nas primeiras semanas de atraso, evitando que as contas paradas permaneçam durante muito tempo e aprimorando a recuperação de ativos.

Essas são apenas algumas das várias possibilidades que surgem por meio da automação de processos dentro da área financeira. Entretanto, vale frisar que, apesar de ser importante, é preciso identificar quais desses processos precisam, de fato, ser automatizados, avaliando o quanto cada um afeta a produtividade e os resultados obtidos.

Migre os processos para um ambiente eletrônico

Para aprender a automatizar os processos financeiros da sua empresa, é necessário que todos eles sejam migrados para ambientes eletrônicos. Isso, porque a utilização de recursos analógicos torna a gestão significativamente mais lenta, difícil e arriscada.

Sendo assim, o mais indicado é que você abandone todos esses métodos e migre seus processos para um ambiente digital.

Identifique se o software utilizado é receptivo à automação

A automatização dos processos financeiros dentro de um negócio depende diretamente da escolha do software ideal. É preciso ser exigente nessa hora, afinal de contas, é por meio dele que todas as tarefas serão operacionalizadas. 

Por isso, um detalhe extremamente importante a ser verificado antes de efetivar a automação de processos dentro da sua empresa é a receptividade do seu software às inovações tecnológicas.

O ERP utilizado deve ser receptivo às mudanças propostas pela automação. Caso haja algum impedimento, será preciso realizar a solicitação de ajustes para o fornecedor do serviço ou avaliar a possibilidade de migração para um sistema mais eficiente e receptivo à automação.

Integre outras áreas

A automatização dos processos financeiros, muitas vezes, tem relação com outras áreas dentro da empresa. Por exemplo, grande parte das movimentações financeiras também afeta o setor comercial, de suprimentos etc.

Portanto, o ideal é que a automatização proponha a integração entre essas áreas, visto que isso auxilia na redução dos riscos e propõe uma melhora significativa na gestão como um todo.

Como a Global é a solução certa para o seu financeiro?

Investir em soluções tecnológicas vai muito além de simplesmente saber como automatizar processos financeiros. Para isso, é preciso conhecimento vasto e anos de experiência no mercado.

Sendo assim, fica clara a importância de se ter uma parceira com expertise em análise de dados para otimizar as atividades do ciclo financeiro. Afinal de contas, você quer que o processo de automação financeira lhe traga soluções, e não mais problemas, não é mesmo?

A Global Soluções Financeiras está há mais de 25 anos no mercado e investe massivamente em tecnologias avançadas, bem como em profissionais qualificados e especialmente preparados para oferecer as melhores estratégias e soluções financeiras para qualquer negócio.

Além disso, a Global também conta com a parceria da Connecting, que fornece know-how na coleta e estruturação de dados e também inteligência para mapeamentos de leads.

Ao longo deste artigo, você pôde perceber que a automatização de processos financeiros vai bem além do que uma simples comodidade para o negócio. Em um mundo onde as informações surgem a todo instante e estão cada vez mais dinâmicas, é preciso ter um processo extremamente bem estruturado para conseguir manter a organização financeira da empresa.

Sendo assim, é essencial que você saiba como automatizar processos financeiros dentro do seu negócio, a fim de torná-lo mais eficiente. Então, não perca tempo e aplique já as técnicas ensinadas neste artigo!

Se você gostou do conteúdo e tem o desejo de automatizar os processos financeiros da sua empresa, o que acha de entrar já em contato com o nosso time para ver o que a Global Soluções Financeiras pode oferecer ao seu negócio?



Deixe uma resposta