Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Como gerar valor através da tecnologia na recuperação de créditos?


Como gerar valor através da tecnologia na recuperação de créditos?

No atual cenário macro econômico, com baixo crescimento econômico e com o crescimento da inadimplência, os desafios de gerar valor ao cliente utilizando a tecnologia só aumentam.

Precisamos considerar alguns pontos que são disruptivos neste momento, primeiramente relacionado ao fenômeno que estamos percebendo que tudo muda e muda rápido demais. É simples, temos uma capacidade de armazenamento muito grande e uma capacidade de processamento cada vez mais potente. Um exemplo claro para visualizarmos essa mudança é pensarmos que hoje, em 2 dias, repito, dois dias, somos capazes de produzir mais informação do que toda humanidade já produziu desde seu início até o ano de 2013, isso mesmo!

O Segundo fator, não menos importante não desconectado do parágrafo anterior é o fato do novo consumidor ser outro, mais antenado, mais conectado, especialmente com muito mais informação, essa característica é marcante nas geração Y e Millenium que estão chegando ao mercado e principalmente nas empresas.

Em apenas 1 minuto a internet é capaz de produzir; 20,8 milhões de mensagens no WhatsApp, 2,4 milhões de pesquisa no Google, 347 mil tweets, 701 mil logins no Facebook, e por aí vai.

Sobre este novo consumidor, vale complementar ainda que, com a capacidade de armazenamento, com o processamento muito maior e com todas estas informações criadas e disponíveis nas redes sociais, estamos muito mais “conectados” e assim podemos atendê-los de forma mais especializada, o que vemos no fenômeno da hiperespecialização.

Diante de todas estas informações o que é ser disruptivo? Como gerar valor? Simples, primeiramente achando tempo de olhar para os processos, entendê-los com atenção e criticidade e conhecer quais tecnologias podem ser aplicadas a sua indústria específica.

Precisamos quantificar e qualificar as ações de melhoria, pois o pensamento de que o trabalhador do conhecimento estava chegando, já está atrasado. O trabalhador de hoje tem que ter capacidade de quantificar sua tarefa, propor melhorias ou será desbancado pela automatização e a robotização.

E caímos novamente no ponto crucial, as pessoas. Para gerar valor é necessário ter “tempero”, a organização que tiver a capacidade de envolver pessoas, processos, tecnologia com maior “tempero” será capaz de transpor este momento de grande velocidade e de transformação nível 4.0 como dizem os autores atualizados.

Robson Garcia
Gestor de Inovação e Planejamento