Como ter sucesso na captação de novos clientes?

Nós, da área comercial, sabemos que o maior desafio que enfrentamos diariamente é a captação de novos clientes. Descobrir novas oportunidades de vendas é o que vai fazer a sua empresa aumentar market share e sair na frente da concorrência. Porém, a questão aqui não é simplesmente captar, mas sim fazer isso de forma eficiente, ou seja, com o menor custo sendo o mais assertivo possível.

E tudo inicia com a definição de quem é nosso público-alvo. É preciso saber quem queremos como cliente para que seja possível criar uma estratégia efetiva e direcionada.

Precisamos descobrir quais são as dores atuais que podemos amenizar, o que a solução entrega de valor ao cliente, o que agrega ao negócio dele, para então comunicarmos de forma clara a proposta de valor. É fundamental que o interlocutor tenha entendimento claro dos diferenciais apresentados.

Sabendo quem queremos como cliente e como podemos ajudá-lo, já temos boa parte da estratégia de captação, e agora precisamos descobrir: Como este cliente compra? Qual o canal de acesso à ele?

A proposta é criar o maior número de oportunidades possível para que os clientes conheçam sua empresa e as soluções que ela oferece.

Participe de feiras e eventos importantes, realize parcerias estratégicas, observe os concorrentes e aprenda o que fazer e, principalmente o que não fazer.

Utilize a transformação digital a seu favor. Seu time precisa de ferramentas atualizadas que facilitem esse processo e, que gerem dados e informações relevantes ao seu negócio.

Mantenha sua equipe constantemente atualizada e alinhada com as estratégias da empresa, através de constantes treinamentos e material de apoio.

Conseguiu captar? O sucesso está garantido? Não esqueça que após a captação vem a retenção, e aí, um novo ciclo se inicia…

Cristiano Corbalan
Gestor Comercial



Deixe uma resposta