Afinal, como escolher uma empresa de cobrança para o seu negócio?

Os empresários estão percebendo, cada dia mais, que o apoio de parceiros especializados pode ser uma solução interessante para aqueles que buscam eficiência operacional e redução de custos. Neste post, você vai entender melhor quais são as vantagens e como escolher empresa de cobrança capaz de atender às demandas do seu negócio.

Além de apresentar o que é, como funciona e qual a importância de uma boa estratégia de cobrança no seu negócio, também vamos explicar como a terceirização pode ser uma excelente solução para reduzir custos e melhorar os resultados financeiros de uma organização. Confira nossas dicas!

Por que contar com uma empresa de cobrança?

Dentro do contexto do planejamento empresarial, é importante considerar a possibilidade de focar as energias da empresa no seu mercado de atuação.

Por isso, direcionar o capital humano de uma organização para a execução de tarefas que demandam um conhecimento técnico específico e treinamento e que não são o foco do negócio pode não ser uma solução estrategicamente interessante, tanto sob o ponto de vista financeiro quanto sob a perspectiva de resultados. 

É aí que entra a parceira especializada em cobrança, permitindo que seus colaboradores foquem os principais objetivos de sua firma.

O que são e como funcionam as empresas de cobrança?

As empresas de cobrança são organizações empresariais formadas por profissionais com expertise nesse setor. Dessa forma, elas têm estrutura e colaboradores treinados para realizar negociações, lidando com diferentes perfis de clientes e sabendo quais são as práticas permitidas e proibidas de acordo com a legislação brasileira.

Esse tipo de empresa costuma oferecer um serviço completo de cobrança para os seus clientes, assumindo todas as etapas de contato com ele, negociação de prazos e valores até o controle do efetivo pagamento e a conclusão do processo de cobrança.

O mercado oferece, hoje, inúmeras opções de prestadoras desse tipo de serviço. Adiante, ajudaremos você a descobrir como identificar a melhor empresa para atender às demandas de cobrança do seu negócio.

Qual é a importância de buscar apoio de empresas especializadas?

O grande diferencial das empresas especializadas em cobrança é que elas são formadas por profissionais que conhecem o assunto e têm habilidade para lidar com diferentes perfis de pessoas.

Um dos grandes erros das empresas que assumem o próprio processo de cobrança é o desconhecimento a respeito das boas práticas e a falta de informação no que tange à legislação.

Falhas nos procedimentos e ausência de contatos padronizados estabelecidos por meio de uma régua de cobrança são outros dois erros que as empresas costumam cometer, mas que são facilmente evitados quando existe o apoio de corporações especializadas.

Por que a terceirização pode ser mais vantajosa para as empresas?

O primeiro aspecto que merece atenção quando se fala em terceirização é a especialização. Ao contratar uma empresa especializada, você está entregando um determinado setor do seu negócio para uma organização com conhecimento e expertise naquela área. Isso vai se refletir em melhores resultados dentro de cada estratégia.

No caso das cobranças, isso significa que as chances de alcançar o êxito na cobrança de um cliente são muito mais altas, minimizando o índice de perdas financeiras em razão da inadimplência e melhorando o fluxo de caixa do negócio.

O segundo aspecto que chama atenção são os custos, que, de forma geral, são muito mais baixos com uma empresa terceirizada do que aqueles que envolvem a manutenção de um time de funcionários contratados via regime celetista.

Assim, além de especialização e uma atividade realizada por profissionais com capacitação, que é sinônimo de eficiência, também estamos falando em redução de custos para o negócio.

Como escolher empresa de cobrança?

Antes de escolher a empresa de cobrança que vai assessorar o seu negócio, é importante avaliar algumas questões importantes sobre o prestador dos serviços. A primeira delas é a reputação. Não contrate qualquer empresa de cobrança, pois esse tipo de atividade demanda profissionalismo e respeito ao consumidor.

Reputação

Pesquise as corporações que realizam este tipo de atividade, avalie a sua reputação, idoneidade e posicionamento no mercado e tente conhecer a opinião de clientes que são atendidos por elas.

Você também pode fazer uma pesquisa online; na internet, é fácil encontrar avaliações realizadas por clientes nas próprias redes da empresa ou em sites especializados, como o Reclame Aqui.

Valores

Se a empresa tiver um bom posicionamento no mercado, o próximo passo é a avaliação dos valores dos serviços. Você deve ter em mente que consultorias de cobrança exercem uma atividade arriscada e que demanda conhecimento.

Por isso, taxas muito baixas podem ser sinônimo de má qualidade no serviço. Assim, lembre-se de que o valor cobrado pela prestação do serviço deve ser compatível com o que você espera e com o tratamento que você gostaria que o seu cliente recebesse daquela empresa.

Faça uma boa pesquisa de mercado, conheça os valores praticados, duvide de preços muito baixos e analise criteriosamente aqueles que estiverem acima da média.

Know how

Outro aspecto que deve ser considerado na contratação de empresas de cobrança é o know how. O ‘saber como’ diz respeito ao tempo de mercado, ao conhecimento que a empresa tem sobre aquele setor e ao reconhecimento dos clientes e fornecedores.

Atendimento

Por fim, a última dica é que você tire todas as suas dúvidas antes de contratar a prestadora de serviço. 

Converse com o responsável, entenda quais são os procedimentos adotados pelo negócio, avalie o atendimento, leia o contrato de prestação de serviços com atenção e esteja certo de que o prestador realmente está alinhado com as suas perspectivas. Assim, você terá mais segurança de que está fazendo a escolha certa.

Como você pôde ver, a contratação de empresas de cobrança pode ser uma solução eficiente para o seu negócio. Companhias que desejam reduzir custos e melhorar a gestão da inadimplência podem encontrar nesse tipo de serviço uma solução economicamente viável e que traga excelentes resultados para as suas finanças.

Agora que você já sabe como escolher uma empresa de cobrança, descubra como criar um plano eficaz para cobrança dos seus clientes!



Deixe uma resposta