6 formas de cobrança para aplicar na empresa

A inadimplência é um problema que atinge todas as empresas. Muito embora ela seja mais frequente em determinados tipos de produtos, públicos e transações, é normal que todo empresário já tenha se deparado com algum caso em sua organização.

Dessa forma, é necessário traçar um plano para realizar a cobrança, que deve ser feita com base em um processo previamente estruturado. Dentre as etapas do processo, está a definição de quais serão as formas de cobrança adotadas pela empresa.

Neste artigo, você vai entender a importância de realizar uma cobrança amigável, conhecendo as 6 formas de cobrança mais comuns no meio corporativo e empresarial, e dicas de como colocá-las em prática de maneira eficiente. Acompanhe!

1. Contato telefônico

O contato telefônico ainda é a maneira mais comum de se tentar um acordo amigável com um cliente inadimplente. Normalmente, o inadimplente tem um cadastro completo e atualizado junto à empresa, e, com isso, fica fácil ter acesso aos números de telefone para contato.

Essa opção de cobrança costuma ser utilizada principalmente com o objetivo de informar o cliente do atraso, bem como do valor atualizado da dívida, acrescido das multas e juros.

Muito embora o contato telefônico seja uma excelente forma de cobrança, já que estabelece um vínculo com o cliente, hoje em dia é muito comum que as pessoas não atendam ligações de números desconhecidos; por isso, caso a tentativa de cobrança por esse meio não seja exitosa, é possível investir em outras formas de cobrança.

2. Envio de correspondência

A segunda forma de cobrança, que também é muito comum, é o envio de correspondência. Ela também costuma ser utilizada com o objetivo de informar o cliente sobre a pendência financeira e o valor total devido.

O grande impedimento de algumas empresas na adoção dessa modalidade de cobrança é o custo do envio de correspondências, que, muitas vezes, não compensa.

Entretanto, é importante destacar que, apesar do custo, a cobrança via correspondência costuma ter uma eficácia alta, uma vez que, por se tratar de um documento com valor legal, pode contribuir para a cobrança caso a mesma não permaneça na esfera extrajudicial.

3. Mensagem de texto via SMS

A utilização de SMS é outra forma de cobrança utilizada pelas empresas, tendo em vista que ela permite um contato direto entre a empresa e o cliente inadimplente. Além disso, o envio desse tipo de mensagem contribui para os casos em que a empresa não tem sucesso nos contatos via telefone.

Essa modalidade é interessante, pois a empresa tem condições de entrar em contato com o cliente independentemente da sua localização e disponibilidade em atender — e a um custo muito mais baixo.

Além disso, ela atinge todos os clientes que têm celular, mesmo aqueles que não contam com aplicativos de mensagem e acesso à internet.

4. Mensagem via aplicativo

Hoje, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma aplicativo de mensagem como o WhatsApp instalado no celular. Essa é, sem dúvida, a forma de comunicação mais ágil utilizada atualmente.

Aplicativos de mensagem são excelentes ferramentas para entrar em contato com clientes, sejam eles inadimplentes ou não. Além de ter o registro de tudo o que foi combinado com o cliente, o aplicativo permite enviar áudios e imagens, tudo em tempo real e de forma simples e objetiva.

Além disso, o aplicativo oferece alguns recursos que permitem à empresa ter a confirmação de leitura das mensagens enviadas.

Vale destacar que o aplicativo de mensagem é, hoje, uma das formas mais eficientes de contato com pessoas, além de oferecer a possibilidade de criar uma relação mais próxima com o cliente, facilitando todo o processo de negociação.

5. Cobrança via e-mail

Muito embora poucas empresas utilizem essa modalidade de cobrança, ela é uma excelente forma de contato com os clientes inadimplentes, principalmente aqueles de rotina mais atarefada e que não têm tempo para atender ligações ou responder a mensagens via aplicativo.

Ainda, a cobrança via e-mail é, sem dúvida, a opção de cobrança com menor custo para e empresa, podendo ser uma sugestão interessante para as empresas que estão querendo reduzir o impacto financeiro das cobranças.

Talvez a única desvantagem desse modelo de cobrança seja que ele pode não atingir todos os clientes da empresa, principalmente se o perfil de clientes inadimplentes for de pessoas que não acessam os seus e-mails com frequência.

6. Terceirização do processo de cobrança

O processo de outsourcing, também conhecido como terceirização, ocorre quando a empresa contrata outra empresa especializada para realizar a cobrança dos clientes inadimplentes.

Essa é uma opção muito interessante, sendo que grande parte das instituições bancárias utiliza o modelo de cobrança terceirizada.

Existem vários benefícios de se optar pela terceirização, e o primeiro deles é que a empresa está deixando nas mãos de profissionais especializados e preparados para enfrentar todas as situações que podem surgir durante uma negociação.

Os profissionais com expertise na área de cobranças estão preparados para abordar o cliente de forma adequada, considerando as especificidades de cada caso.

Outro fator benéfico é que a cobrança terceirizada contribui para que não ocorra um desgaste na relação entre a empresa e o cliente, o que reduz as chances de quebra de contrato ou de encerramento do relacionamento comercial.

A empresa de cobrança tem expertise para avaliar qual é a melhor forma de cobrança que será utilizada pela empresa, de acordo com o perfil dos seus clientes e o orçamento disponível.

Além disso, o foco dessas firmas está no processo de negociação, razão pela qual os profissionais vão avaliar a situação do devedor, oferecendo propostas que estejam alinhadas com as suas condições de pagamento.

Outro benefício para a empresa está na economia de recursos financeiros, já que, ao contratar uma empresa terceirizada, o gestor pode direcionar sua equipe para a execução de outras demandas importantes, como por exemplo a gestão e o processo de análise de crédito.

O resultado de negociações via empresas terceirizadas costuma ser muito positivo, já que a contratante amplia as chances de receber o valor devido sem causar danos no seu relacionamento com o cliente inadimplente.

Você gostou deste artigo com as formas de cobrança mais utilizadas pelas empresas? Então aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros profissionais a lidarem de forma inteligente com o problema da inadimplência!



Deixe uma resposta