Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Qual será o futuro do dinheiro? Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!


Qual será o futuro do dinheiro? Tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Com certeza, você deve concordar: as transformações têm sido muito mais rápidas do que prevíamos, e observar as mudanças relacionadas ao dinheiro e nossos hábitos de pagamento só nos confirma tal impressão. Há cinco anos, você imaginaria que seria possível pagar suas compras aproximando uma pulseira em uma máquina de cartão? Hoje vamos conversar sobre o futuro do dinheiro!

Separamos neste post algumas das tendências sobre o tão necessário dinheiro. Dessa forma, a partir desta leitura, você compreenderá quais são as maneiras mais futuristas de transacionar os seus ganhos e ainda descobrirá algumas das tendências para o futuro do dinheiro (que está mais perto do que você imagina!).

E aí, você está pronto para essa jornada de conhecimento? Então, continue a leitura e confira tudo o que você sempre quis saber sobre as tendências do futuro do dinheiro!

O futuro do dinheiro é agora

Pois é… muitas pessoas não imaginavam que tantas tecnologias e possibilidades facilitadoras ligadas ao dinheiro estariam à disposição da população em tão pouco tempo. Se você ainda não está reconhecendo essas tendências — quase futuristas — ligadas aos seus hábitos financeiros, pode conhecê-las nos tópicos a seguir!

Veja agora algumas das tecnologias do dinheiro com bastante potencial para te convencer de que o futuro já chegou!

Apps de banco e pagamentos

Precisa fazer uma transferência bancária, pagar algum boleto ou solicitar aumento no cartão de crédito? Nada disso obriga você a sair de casa ou a pegar filas para resolver esses compromissos. Isso porque os aplicativos de bancos e financiadoras de pagamento digital estão à disposição nas lojas de apps do seu smartphone (Play Store e App Store).

Baixando esses programas no seu celular, é possível ter uma experiência bancária totalmente facilitada: gerenciar a sua conta, entrar em contato com o atendimento ou até mesmo solicitar um empréstimo com poucos cliques na tela do seu smartphone.

PIX

Falando em smartphone e poucos cliques, o PIX também pode ser considerado uma tendência futurista do dinheiro. A tecnologia é 100% brasileira e foi criada pelo Banco Central para competir com os formatos de transferência DOC e TED.

A vantagem desse método de pagamento eletrônico é que não há restrição de dia ou horário para funcionar. Assim, para transferir dinheiro ou efetuar pagamentos, basta informar a chave PIX do destinatário ou escanear o QR Code indicado, confirmar a transação, e o dinheiro cai instantaneamente na conta selecionada, sem qualquer taxa ou juro.

Pagamento por dispositivos móveis e wearables

Ainda em se tratando dos seus dispositivos, há outra tendência do futuro do dinheiro que se relaciona a esses pequenos aparelhos: o pagamento, dessa vez, presencial, mas com a utilização de outros elementos que não são cartões ou dinheiro em papel.

Essa categoria de transação conta com a tecnologia NFC para viabilizar o pagamento por aproximação. As possibilidades que propiciam esses pagamentos são diversos: relógios inteligentes, smartphones, pulseiras ou até mesmo anéis. Para tal, basta autorizar o seu app bancário e efetuar os pagamentos por meio desses dispositivos.

As tendências para um futuro próximo

Agora é hora de pensar no amanhã: o que o futuro nos reserva quando o assunto é dinheiro? Nos próximos tópicos, você terá informações sobre as tendências de comportamento do consumidor e a viabilização de outras maneiras de efetuar pagamentos. Ficou curioso? Então siga a leitura!

Adoção em massa dos bitcoins

Acredite: as transações financeiras do futuro não se resumem apenas à adoção de cartões ou aplicativos bancários. As moedas digitais também estão sendo vistas com mais força.

Um exemplo disso é o dinheiro digital, conhecido mundialmente e sem representação física: o Bitcoin (criado em 2009). Essa moeda digital dispensa o intermediário (bancos e instituições financeiras) e permite que os usuários realizem transações de maneira independente e direta.

Em alguns países, como na Alemanha, já é possível efetuar pagamentos (água e luz, por exemplo) com essa moeda e a tendência é que a presença desse dinheiro cresça ainda mais com a ampliação das possibilidades de uso.

O investimento nessa moeda é também bastante interessante e chama a atenção de quem entende do assunto, considerando, por exemplo, que o Bitcoin já alcançou a valorização de 1.100% em cinco anos.

Extinção do dinheiro de papel

Após conferir algumas das diversas alternativas ao dinheiro de papel, apresentamos instrumentos suficientes, sobre o futuro do dinheiro, bem mais práticos do que manipular notas de papel ou moedas de aço, concorda?

Alguns países também acreditam nisso e já estão se planejando para extinguir o dinheiro físico, são exemplos a Dinamarca e a Suécia (que já estão colocando o plano em prática). No entanto, não é só a praticidade que deve ser vista ao considerar a substituição das cédulas. Veja alguns pontos importantes:

  • a estrutura para fabricar e fazer circular o dinheiro físico é muito cara;
  • a segurança de quem manipula o dinheiro físico (nesse caso, todas as pessoas) é comprometida por assaltos e golpes, por exemplo;
  • considerando a crise da COVID-19, a manipulação e transação de cédulas e moedas também pode ser uma forma de contágio;
  • a utilização dos smartphones está cada vez mais segura e personalizável. Considere aqui, os critérios de desbloqueio dos aparelhos (reconhecimento de digital e íris, por exemplo);
  • a possibilidade de controlar e garantir a segurança nas transações financeiras é muito mais prática quando tudo é virtual.

Chegando até aqui, você descobriu algumas das principais tendências ligadas ao futuro do dinheiro. Parabéns! Agora, faça um exercício de identificação dentro desses tópicos apresentados no post e perceba a relação de cada um deles com a transformação digital. Percebeu como tudo está diretamente relacionado com ela?

Considerando essa relação tão fortificada, podemos concluir que as inovações tecnológicas não só influenciam e modificam o comportamento do consumidor geral, mas também toda a estrutura do mercado financeiro mundial. Ou seja, o futuro do dinheiro dita muito mais do que a gente pode ver no nosso dia a dia.

E aí? O que você achou do nosso conteúdo sobre o futuro do dinheiro? Se você curtiu, com certeza, os seus amigos também vão! Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e debata com os seus seguidores sobre essas tendências do mundo financeiro!