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Análise do histórico de pagamento antes e após a crise: entenda
29 de janeiro de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Economia
Crises são uma parte da rotina financeira. Ao olharmos para história do mercado, é muito difícil não vermos alguns períodos de pioras. Trata-se de um comportamento cíclico, e todas as empresas devem se preparar.
Acontece que, em alguns casos, as crises não atingem diretamente o desempenho do negócio, mas afetam os clientes, principalmente a capacidade de pagamento. Por causa disso, pode ser difícil para a companhia tomar medidas preventivas.
No entanto, para encontrar uma solução, ficar atento ao histórico de pagamento é uma das formas de controlar o nível de inadimplência. Pensando nisso, hoje vamos falar sobre o quanto é importante a análise de pagamento em tempos de crise. Entenda!
Por que é importante o histórico de pagamento?
Quando se trata de controle de dívidas, qualquer gestão sabe como isso prejudica os resultados do negócio, pois clientes inadimplentes representam capital sem previsão de retorno. Mesmo que haja uma política de crédito, ainda será necessário capturar e avaliar o comportamento dos consumidores para identificar quem é quem.
Nesse quesito, a única forma de obter essas informações com precisão é por meio da análise de histórico de pagamento, algo que auxilia as empresas a:
segmentar clientes: a análise do histórico possibilita acompanhar todos os níveis de comportamento, o que permite descobrir quais são os consumidores que sempre procuram novidades e quais só compram periodicamente, além de analisar os níveis de adimplência;
controlar a inadimplência: é importante destacar que a avaliação dos clientes fornece dados bastante precisos sobre aqueles que têm dificuldade para cumprir pagamentos, algo fundamental para a contenção de riscos;
projetar novas compras: ao entender como o clientes se comporta financeiramente, é mais fácil para a empresa observar quais são os períodos de maiores movimentações.
Por que modernizar o sistema de avaliação de crédito?
Podemos observar que os setores de cobrança e, consequentemente, de avaliação de crédito são muito importantes para o desempenho do negócio, afinal são responsáveis por evitar que a companhia perca recursos por causa da inadimplência. Por isso, as etapas de contato com os clientes, de elaboração de formas de cobrança e, principalmente, de análise de crédito são processos que necessitam de bons sistemas.
A modernização desse setor, seja pelos softwares de análise de crédito ou pela automatização do atendimento, é fundamental para trazer melhores resultados. Esse investimento melhora o desempenho ao agilizar e capacitar a avaliação de dados de maneira mais correta, além de gerar material para que a gerência tome melhores decisões tanto a respeito dos consumidores inadimplentes quanto daqueles que têm uma relação financeira mais saudável com o negócio.
Qual é a relevância de avaliar o histórico de pagamento do cliente antes e depois da crise?
Em períodos de normalidade, é muito mais fácil identificar comportamentos de clientes que pagam em dia ou de consumidores que têm dificuldade para quitar suas dívidas. Tudo está ali e é muito claro. Mas o que acontece em um momento de crise?
Em 2020, passamos por uma situação bem pouco comum: enfrentamos o início e o desenvolvimento de uma pandemia que tirou todos da regularidade. O fato de muitos não poderem sair de casa, a falta de fluxo comercial e o número de mortos foram fatores decisivos para que a economia como um todo entrasse em declínio. Além de várias pessoas terem perdido os empregos, muitas empresas fecharam.
A médio e a longo prazos, todas essas questões afetaram negócios de maneiras diferentes: alguns lidaram melhor que outros, mas todos sofreram um baque. Em momentos assim, de crise generalizada, os comportamentos não são os mesmos. O histórico de pagamento de um cliente que tem o hábito de pagar, por exemplo, pode ser muito semelhante ao de uma pessoa com maus hábitos nesse período.
Logo, é preciso ter um olhar bem mais criterioso para não fazer pré-julgamentos. A análise de crédito, tanto antes da crise quanto depois, não é só uma tendência pós-pandemia, mas uma das maneiras de evitar decisões precipitadas. Trata-se de uma forma de identificar como a crise afetou o consumidor e para oferecer soluções personalizadas que o ajudem a quitar o seu débito.
Como o processo de crédito pode se adequar às novas necessidades do mercado?
Apesar de já existirem iniciativas tecnológicas voltadas para o processamento de crédito, muitas das ferramentas ainda não são um padrão nas empresas voltadas a esse segmento, seja pelo custo ou por que boa parte ainda não entende como o aperfeiçoamento da maneira como se lida com crédito pode ser benéfico para a empresa.
Para os negócios que querem crescer e se tornar líderes do segmento, investir em processos tecnológicos é fundamental. As demandas necessitam desse tipo de sofisticação, até porque, atualmente, os clientes estão bem mais exigentes justamente por todas essas facilidades a que eles têm acesso.
Isso não é diferente quando olhamos para os processos de crédito: é necessário que eles estejam alinhados com o que atualmente o mercado exige não só em termos de inovação, mas também de eficiência e agilidade, um padrão que só pode ser conquistado se houver investimento tanto na parte de contratação de pessoas qualificadas quanto em ferramentas tecnológicas eficientes.
Uma empresa que se preocupa com melhorar seus processos de manutenção de crédito não só obtém mais chances de retorno financeiro como está preparada para oferecer o melhor para o cliente.
Até aqui, falamos sobre como o histórico de pagamento é crucial para ter dados concretos sobre o comportamento dos clientes e como isso impacta os negócios. Em momentos de crise, esse tipo de informação é fundamental para que as decisões tomadas sejam personalizadas de acordo com a situação do consumidor.
Por isso mesmo, destacamos que é importante o investimento nessa área, seja adquirindo softwares que ajudem no registro e na identificação desses comportamentos ou contratando empresas especializadas que sejam capazes de cuidar tanto da análise quanto de fazer todo o processo de cobrança, trazendo mais profissionalismo e qualidade para a função.
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