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Conheça os principais indicadores de inadimplência e como analisá-los
29 de outubro de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Pessoas
Os indicadores de inadimplência são uma parte importante da gestão de cobrança de uma empresa. E quando se trata de clientes devedores, todas as iniciativas que auxiliem na resolução são fundamentais. Afinal, não receber pelo produto ou serviço pode acarretar sérios problemas com o fechamento das contas e prejudica o crescimento do negócio.
Os dados sobre o comportamento inadimplente não são muito animadores. Segundo pesquisa do Serasa, o Brasil possui cerca de 63 milhões de inadimplentes. Para as empresas, resta apenas investir em maneiras de se precaver perante esse comportamento, e os indicadores entram nessa lista. Para ajudar a entender melhor, neste texto, separamos quais são os principais indicadores. Confira!
Qual é a importância de analisar os dados de inadimplência em uma empresa?
Por mais que não pareça, alguns comportamentos dos consumidores têm padrões, sendo que, com um sistema de análise eficiente, é possível se antecipar e até preparar estratégias para lidar com eles. Quando se trata de inadimplência, estar atento às condutas que levam a esse resultado é a melhor maneira que a empresa tem para se proteger.
A proteção não é apenas financeira, pois, dependendo do tipo de consumidor, a ideia não é cortar laços, mas lidar com o objetivo de conter os riscos. Como fazer isso sem entender com quem está lidando? Nesse cenário, os indicadores ajudam a identificar esses padrões, além de serem ótimas ferramentas para acompanhar as iniciativas do negócio e compreender se elas estão oferecendo um bom resultado.
Quais são os principais indicadores de inadimplência em crédito e cobrança?
Qualquer empresa entende que o momento de cobrança é uma parte delicada da administração do crédito. Isso porque envolve não só a questão financeira, mas o contato com cliente, que muitas vezes é direto.
Existem questões de atendimento que afetam totalmente o relacionamento da empresa com o consumidor. Dito isto, é preciso uma maneira de mensurar os resultados e de entender qual forma proporciona mais sucesso. Separamos neste tópico, cinco dos principais indicadores para você conhecer. Continue!
Contato com a pessoa certa
Também conhecido como CPC, esse é um indicador utilizado para mensurar a quantidade de chamadas que foram atendidas. Nesse caso, se refere ao percentual de ligações ou contatos que obtiveram respostas durante a busca por determinado cliente.
A perda de contato é uma característica bem comum nesses casos de cobrança e pode afetar os outros passos. Por isso, medir a capacidade de sucesso do operador ao entrar em contato é uma boa forma inicial de assegurar o sucesso da estratégia de comunicação.
Índice de atraso geral
Esse é um indicador fundamental para entender se a política de crédito foi aplicada com sucesso. Isto porque ele mede o percentual da evolução dos pagamentos atrasados dos clientes.
Essa é uma informação que não apenas auxilia a empresa a definir uma melhor estratégia de contato, como ajuda a se prevenir. Se a companhia já sabe que consumidor X tem o hábito de se atrasar, ela pode se preparar para não ter problemas em suas finanças. Este indicador também é conhecido como IAG e inclui em seu cálculo todos os pagamentos atrasados.
Prazo médio de faturamento
Trata-se de um indicador que está relacionado ao prazo de pagamento, isto é quanto tempo a empresa oferece para que seus consumidores paguem as compras a prazo.
É um importante indicador, pois tem relação com o risco de crédito, afinal existem diferenças entre disponibilizar um prazo de uma semana para um valor e uma compra parcelada em vários meses. Há um risco aí que se estende por uma data bem maior e que definitivamente afetará a companhia no longo prazo.
Prazo médio de recebimento
Esse indicador corresponde ao prazo que um consumidor leva para efetivar o pagamento. Ele é bem parecido com faturamento, mas tem um foco mais específico. Principalmente, porque é a média de cada venda pelo total das compras.
Se a empresa consegue saber o prazo médio de recebimento, ela pode utilizar essa informação para comparar com o faturamento. Os dois resultados são fundamentais para ter uma visão mais correta dos riscos e também para determinar uma melhor estratégia de cobrança.
Taxa de conversão
Essa é uma métrica fundamental para avaliação das campanhas de cobrança. Nela, são avaliadas quantas ligações obtiveram sucesso não só no atendimento, mas em conseguir o resultado esperado: um acordo ou que o consumidor pague a dívida.
Portanto, ela é capaz de fornecer uma visão maior sobre as iniciativas da empresa, principalmente, em relação às técnicas de contato do setor de cobrança. Pense que aqui, a companhia pode entender inclusive, qual é a melhor maneira de falar com determinado cliente, qual das formas de contato obteve mais resultado etc.
Quais são os diferenciais da Global para a cobrança de inadimplência?
É evidente que, ao mostrarmos sobre indicadores e o seu papel para garantir os melhores resultados para o negócio, já prevemos que a companhia tem condições suficientes de implementar essas iniciativas. Isto porque, para uma campanha de cobrança de sucesso, é fundamental não só condições tecnológicas, como que se tenha profissionais experientes para garantir um contato adequado.
Isso não é para todas as empresas, de fato, para muitas, a melhor solução é contratar serviços de cobrança à parte para garantir melhores resultados. Nesse sentido, a Global Soluções possui as qualidades necessárias para oferecer o melhor quando o assunto é gestão de inadimplência.
Nossos diferenciais estão pautados na combinação de estratégia, compliance, seguranças de dados e uma equipe capacitada, com experiência em diversos negócios, sejam nacionais ou internacionais. Além disso, temos ferramentas para auxiliar nossos clientes a se prevenirem na análise de crédito e risco.
Ao longo deste texto, apresentamos alguns dos principais indicadores de inadimplência que são importantes para o seu negócio. Ressaltamos a importância de utilizá-los para conseguir uma visão mais acertada das iniciativas de contato, ainda mais em uma área tão delicada como é a cobrança.
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