Home › Blog › Mercado › Como o investimento em tecnologia ajuda na gestão de crises?
Como o investimento em tecnologia ajuda na gestão de crises?
28 de setembro de 2020Tempo de leitura: 5 minCategoria: Mercado
Crises fazem parte da trajetória de qualquer negócio, no entanto, há uma grande diferença entre uma causada pela má administração da empresa e outra em que a causa é uma situação externa — um fator que não está relacionado com nada que acontece no mercado.
É nesse caso que se encaixa a pandemia do coronavírus, uma situação que surpreendeu a todos e deixou muitas empresas afetadas pela crise.
Em situações como esta, não há muito o que fazer a não ser uma análise rápida do cenário, para se adaptar aos novos desafios. E como isso é possível? Com o investimento em tecnologia.
Porém, já se perguntou de que forma esses processos tecnológicos conseguem ajudar? Neste texto, vamos falar sobre como esse tipo de investimento é fundamental para a gestão de crises. Confira!
Como o investimento em tecnologia é fundamental para a gestão de crises?
As instabilidades internas e as volatilidades presentes no mercado são um fator real para qualquer empresa. Seja grande, pequena ou de médio porte, a sobrevivência vai além de ter um bom produto.
Esse fator, claro, é essencial, porém, sem uma boa gestão e processos que otimizem os resultados, é muito difícil continuar operando e ainda ser competitivo. A gestão pode ser contornada com a contratação de novos colaboradores, mas, para aprimorar processos, é preciso investir em tecnologia.
Se você pensa que isso é um luxo ou que só pode ser realizado quando tudo estiver ocorrendo bem, está enganado. Justamente em períodos de crise que a tecnologia pode auxiliar a empresa a se manter, trazendo mais chances de lidar com o mercado e melhorando o desempenho.
Quais são as vantagens de utilizar a tecnologia para sua gestão?
Entre os principais benefícios de investir em tecnologia, destacamos aqui alguns fundamentais para momentos de crise. Confira!
Gestão automatizada de dados
À medida que a captura de dados se tornou um fator importante não só para entender o que ocorre na empresa, mas, também, para atrair mais clientes, saber administrá-los virou uma necessidade para diversos negócios.
Contudo, a capacidade de registrar é muito diferente de anos atrás. Hoje em dia, é possível reter muito mais informações e armazená-las infinitamente. Sendo assim, é importante investir em meios de gerir isso do jeito mais prático possível. Ainda mais em um momento de crise econômica, em que é preciso pensar rápido.
Relatórios situacionais e análise preditiva
Obter análises rápidas do que está acontecendo é uma das maiores necessidades durante uma crise. É preciso ter respostas rápidas porque os problemas surgem na mesma velocidade e não há tempo para uma coleta de dados a longo prazo, por exemplo.
Outra questão é a antecipação, quanto mais preparado, a gestão estiver, melhor ela lidará com todas as pequenas crises que aparecem em um momento como este.
Portanto, o investimento em ferramentas tecnológicas visa garantir tanto uma coleta e organização de informações sobre o momento quanto que seja possível se antecipar, por meio da análise desses dados, para definir as próximas estratégias.
Recursos com base em Big Data e BI
A Big Data é um recurso essencial atualmente. Podemos até dizer que é muito difícil que uma empresa obtenha bons resultados sem utilizar alguma ferramenta que tenha essa tecnologia. Ele é responsável pelo armazenamento e organização de dados em grande escala, sendo fundamental para a realização de relatórios, análises e tornar o trabalho mais otimizado.
Nesse ponto, também temos Business Intelligence, que também coleta, organiza e analisa os dados auxiliando a tomada de decisões da gestão e proporcionando o acesso a informações sobre o que acontece.
Comunicação centralizada
A comunicação é uma qualidade que faz toda a diferença na realização de projetos, no funcionamento de processos e também na relação com o cliente. Claro que, em um momento de crise, as atenções estão voltadas para resolver os gargalos que aparecem no momento.
Porém, é preciso se dedicar também para os processos de comunicação, sejam eles internos ou externos. É necessário que não haja ruídos ou distorções quando uma indicação é enviada, ou em casos de passar alguma orientação para um cliente.
Esses processos devem ser o mais fluido possível. Nesse sentido, a tecnologia pode auxiliar com plataformas de comunicação específicas que ajudam a passar e receber mensagens de forma ágil, facilitando a vida dos funcionários.
Estratégia de relacionamento com o cliente
Como salientamos no tópico anterior, a comunicação ganha mais agilidade com a tecnologia. Porém, a capacidade de aproximação com os consumidores é também aumentada.
Ainda mais nesse período em que é preciso não só manter os clientes como atrair mais. Estratégias que têm relação direta com o meio digital, como o marketing, são cruciais para tornar fiéis aquelas pessoas que consomem o seu produto.
O que é Neocredit?
Nesse ponto em que a tecnologia é um fator fundamental para a sobrevivência de uma empresa, encontramos diversas soluções que visam tornar o trabalho dos funcionários mais fácil e dar a oportunidade para que eles foquem em ações que realmente necessitem de sua capacidade.
Ainda mais, é um momento de crise, em que é preciso ter inovação e eficiência. Nesse sentido, temos Neocredit, um software para análise de crédito que mais que um avaliador da situação financeira do consumidor, é capaz de estudar o comportamento do cliente.
Para empresas que estão constantemente trabalhando com um nicho grande de consumidores e precisam lidar com a inadimplência, esse tipo de ferramenta oferece um material personalizado e que se encaixa àquilo que a empresa está procurando.
Falamos até aqui como o investimento em tecnologia é um fator fundamental para resistir ao impacto de uma crise. Em um momento tão delicado como esse, arrumar soluções para tornar as análises mais rápidas e melhorar os processos é uma forma de estar preparado não só para o que acontece atualmente, mas para os próximos anos.
Nesse contexto, nós, da Global Estratégias Financeiras, procuramos sempre contribuir para trazer as melhores soluções para a gestão de clientes, utilizando diversos mecanismos tecnológicos. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Acesse aqui e entre em contato!
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.