Como o investimento em tecnologia ajuda na gestão de crises?

Crises fazem parte da trajetória de qualquer negócio, no entanto, há uma grande diferença entre uma causada pela má administração da empresa e outra em que a causa é uma situação externa — um fator que não está relacionado com nada que acontece no mercado.

É nesse caso que se encaixa a pandemia do coronavírus, uma situação que surpreendeu a todos e deixou muitas empresas afetadas pela crise.

Em situações como esta, não há muito o que fazer a não ser uma análise rápida do cenário, para se adaptar aos novos desafios. E como isso é possível? Com o investimento em tecnologia. 

Porém, já se perguntou de que forma esses processos tecnológicos conseguem ajudar? Neste texto, vamos falar sobre como esse tipo de investimento é fundamental para a gestão de crises. Confira!

Como o investimento em tecnologia é fundamental para a gestão de crises?

As instabilidades internas e as volatilidades presentes no mercado são um fator real para qualquer empresa. Seja grande, pequena ou de médio porte, a sobrevivência vai além de ter um bom produto.

Esse fator, claro, é essencial, porém, sem uma boa gestão e processos que otimizem os resultados, é muito difícil continuar operando e ainda ser competitivo. A gestão pode ser contornada com a contratação de novos colaboradores, mas, para aprimorar processos, é preciso investir em tecnologia.

Se você pensa que isso é um luxo ou que só pode ser realizado quando tudo estiver ocorrendo bem, está enganado. Justamente em períodos de crise que a tecnologia pode auxiliar a empresa a se manter, trazendo mais chances de lidar com o mercado e melhorando o desempenho.

Quais são as vantagens de utilizar a tecnologia para sua gestão?

Entre os principais benefícios de investir em tecnologia, destacamos aqui alguns fundamentais para momentos de crise. Confira!

Gestão automatizada de dados

À medida que a captura de dados se tornou um fator importante não só para entender o que ocorre na empresa, mas, também, para atrair mais clientes, saber administrá-los virou uma necessidade para diversos negócios.

Contudo, a capacidade de registrar é muito diferente de anos atrás. Hoje em dia, é possível reter muito mais informações e armazená-las infinitamente. Sendo assim, é importante investir em meios de gerir isso do jeito mais prático possível. Ainda mais em um momento de crise econômica, em que é preciso pensar rápido.

Relatórios situacionais e análise preditiva 

Obter análises rápidas do que está acontecendo é uma das maiores necessidades durante uma crise. É preciso ter respostas rápidas porque os problemas surgem na mesma velocidade e não há tempo para uma coleta de dados a longo prazo, por exemplo.

Outra questão é a antecipação, quanto mais preparado, a gestão estiver, melhor ela lidará com todas as pequenas crises que aparecem em um momento como este.

Portanto, o investimento em ferramentas tecnológicas visa garantir tanto uma coleta e organização de informações sobre o momento quanto que seja possível se antecipar, por meio da análise desses dados, para definir as próximas estratégias.

Recursos com base em Big Data e BI

A Big Data é um recurso essencial atualmente. Podemos até dizer que é muito difícil que uma empresa obtenha bons resultados sem utilizar alguma ferramenta que tenha essa tecnologia. Ele é responsável pelo armazenamento e organização de dados em grande escala, sendo fundamental para a realização de relatórios, análises e tornar o trabalho mais otimizado.

Nesse ponto, também temos Business Intelligence, que também coleta, organiza e analisa os dados auxiliando a tomada de decisões da gestão e proporcionando o acesso a informações sobre o que acontece.

Comunicação centralizada

A comunicação é uma qualidade que faz toda a diferença na realização de projetos, no funcionamento de processos e também na relação com o cliente. Claro que, em um momento de crise, as atenções estão voltadas para resolver os gargalos que aparecem no momento.

Porém, é preciso se dedicar também para os processos de comunicação, sejam eles internos ou externos. É necessário que não haja ruídos ou distorções quando uma indicação é enviada, ou em casos de passar alguma orientação para um cliente. 

Esses processos devem ser o mais fluido possível. Nesse sentido, a tecnologia pode auxiliar com plataformas de comunicação específicas que ajudam a passar e receber mensagens de forma ágil, facilitando a vida dos funcionários.

Estratégia de relacionamento com o cliente

Como salientamos no tópico anterior, a comunicação ganha mais agilidade com a tecnologia. Porém, a capacidade de aproximação com os consumidores é também aumentada. 

Ainda mais nesse período em que é preciso não só manter os clientes como atrair mais. Estratégias que têm relação direta com o meio digital, como o marketing, são cruciais para tornar fiéis aquelas pessoas que consomem o seu produto.

O que é Neocredit?

Nesse ponto em que a tecnologia é um fator fundamental para a sobrevivência de uma empresa, encontramos diversas soluções que visam tornar o trabalho dos funcionários mais fácil e dar a oportunidade para que eles foquem em ações que realmente necessitem de sua capacidade.

Ainda mais, é um momento de crise, em que é preciso ter inovação e eficiência. Nesse sentido, temos Neocredit, um software para análise de crédito que mais que um avaliador da situação financeira do consumidor, é capaz de estudar o comportamento do cliente.

Para empresas que estão constantemente trabalhando com um nicho grande de consumidores e precisam lidar com a inadimplência, esse tipo de ferramenta oferece um material personalizado e que se encaixa àquilo que a empresa está procurando.

Falamos até aqui como o investimento em tecnologia é um fator fundamental para resistir ao impacto de uma crise. Em um momento tão delicado como esse, arrumar soluções para tornar as análises mais rápidas e melhorar os processos é uma forma de estar preparado não só para o que acontece atualmente, mas para os próximos anos.

Nesse contexto, nós, da Global Estratégias Financeiras, procuramos sempre contribuir para trazer as melhores soluções para a gestão de clientes, utilizando diversos mecanismos tecnológicos. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Acesse aqui e entre em contato!



Deixe uma resposta