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Saiba como estabelecer metas financeiras que sejam alcançáveis
23 de agosto de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Mercado
As metas são parte importante de qualquer planejamento financeiro. Afinal, é muito difícil traçar qualquer plano sem ter nenhuma noção de onde se pretende chegar, seja no curto, no médio ou no longo prazo.
No entanto, não é fácil estabelecer esses objetivos, principalmente de modo que eles sejam palpáveis para não desvirtuarem o propósito do seu planejamento. Por isso, separamos algumas dicas de como definir boas metas. Continue a leitura e saiba mais!
Qual a importância de estabelecer metas financeiras?
Para ficar claro, uma meta financeira consiste em um objetivo estipulado dentro de um planejamento para que tal patamar de atuação seja alcançado em determinado prazo. Um exemplo para uma empresa seria reduzir custos em 10% ao longo do ano ou aumentar as receitas em 5% no próximo semestre.
Na variável de tempo, uma meta financeira foca o curto, o médio e/ou o longo prazo, mesmo que não haja um consenso sobre quantos meses ou anos compõem esses períodos. No entanto, de modo geral, funciona assim:
metas de curto prazo: inferiores a um 1 ano;
metas de médio prazo: entre 1 e 2 anos; e
metas de longo prazo: qualquer período que ultrapasse os 2 anos.
É importante não confundir o estabelecimento de metas com números lançados de forma aleatória em uma planilha. Tal atitude só tende a bagunçar todo o planejamento proposto, prejudicando a organização financeira da empresa e impedindo que ela cresça.
Além disso, o estabelecimento de metas é uma excelente forma de saber como transformar ideias e desejos em ações. A ausência de um ponto fixo no qual se deve mirar as estratégias também impede que seja acompanhada a evolução do que foi implementando, observando se os resultados estão de acordo com o esperado ou se são necessários ajustes no trajeto.
Outro ponto importante é que a existência de metas também evita o descontrole financeiro, ajudando no equilíbrio de todas as contas de empresa. Isso, no longo prazo, garante a estabilidade e a continuidade do empreendimento, principalmente em momentos de incerteza econômica, volatilidade e turbulência no mercado.
Por fim, um bom planejamento financeiro, com metas claras, evita que sejam feitos investimentos desnecessários, com poucas chances de prosperar. Na maioria dos casos, tais estratégias representam um risco que não vale a pena correr, colocando a saúde financeira do negócio em risco.
Como definir boas metas financeiras?
A definição de boas metas financeiras não é algo que vai surgir de um dia para o outro. Por isso, indicamos nos próximos tópicos as etapas que devem ser percorridas para traçar seus planos de forma precisa e eficiente.
Tenha um planejamento financeiro
O primeiro passo para elaborar um planejamento financeiro e, em seguida, apontar suas metas envolve fazer um diagnóstico preciso sobre a situação atual do negócio. É só com base nesse panorama que será possível basear o plano em pilares realistas. Para isso, é importante acompanhar de perto a situação de alguns indicadores. Entre os principais, estão:
contas a pagar e a receber;
níveis de estoque;
saldo disponível em caixa;
situação do fluxo de caixa;
dívidas e financiamentos em aberto.
Conheça a metodologia SMART
Uma das estratégias mais conhecidas e utilizadas para o estabelecimento de metas efetivas é a metodologia SMART, sigla em que cada letra representa uma característica que deve estar presente em suas metas. De acordo com essa técnica, elas devem ser sempre:
Specific (Específicas): a meta precisa ter foco. Não basta querer vender mais; é preciso saber o que se quer vender mais e de quanto será esse aumento;
Measuarble (Mensuráveis): só foco não é o suficiente, a meta precisa ser acompanhada por parâmetros e indicadores. Desse modo, toda avaliação da sua evolução deve ser baseada em números e não em achismos;
Attanaible (Atingíveis): sonhar faz bem, mas nem sempre é o caso. As metas precisam ser condizentes com o contexto atual e levar em conta as particularidades do negócio, como a sazonalidade. Lembre-se de que de objetivos inatingíveis abalam a motivação da equipe e colocam em xeque a solidez do planejamento;
Relevant (Relevantes): a meta também deve fazer sentido de acordo com o propósito da empresa e ser realista com o setor de atividade. Além disso, os objetivos propostos não podem ser apenas um número bonito dentro da planilha, mas representar de fato algum ganho efetivo para o negócio;
Timely (Temporizáveis): por fim, a meta precisa ter intervalos cronológicos a fim de para que sejam alcançados os objetivos estimados. Não adianta colocar “aumentar os ganhos futuros”. É preciso especificar o prazo, como em “aumentar 10% dos ganhos em relação ao mesmo período do ano anterior”.
Monitore os resultados
Como já destacamos, toda a meta deve ser monitorada de perto após ser definida. Isso só reforça a importância de que elas sejam sempre mensuráveis, conforme propõe a metodologia SMART.
Para fazer esse acompanhamento, é importante definir quais serão os indicadores utilizados para fazer as comparações. Dessa forma, será possível avaliar em detalhes a evolução obtida, bem como propor ajustes, reformulações e tudo o que for necessário para que a situação se mantenha dentro do esperado.
Trabalhe com cenários alternativos
Apesar de todo o esforço, nem sempre as coisas sairão conforme o que foi planejado. Por isso, é sempre importante trabalhar com cenários alternativos em relação aos que foram inicialmente propostos. Logo, é preciso manter alguma flexibilidade, principalmente diante de imprevistos aos quais todos os empreendimentos estão sujeitos.
Dentro dessa capacidade de se adaptar aos novos cenários, considerar hipóteses nas quais tudo sai muito melhor do que o esperado e outras em que as coisas saem pior do que o inicialmente projetado é uma prática bastante relevante, já que tal cuidado permite encaixar diversas situações dentro do orçamento do negócio, sem que oportunidades sejam perdidas ou que haja comprometimento do caixa.
Levando tudo isso em conta, será mais fácil conduzir um planejamento financeiro com metas financeiras que estejam alinhadas a parâmetros que permitem que a sua empresa se desenvolva de forma sustentável.
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