Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

O que é IPO? Entenda quais as vantagens e desvantagens


O que é IPO? Entenda quais as vantagens e desvantagens

O termo IPO é frequente nas manchetes de notícias de economia e negócios. Não é raro nos depararmos com novidades sobre esse processo em determinadas corporações, o que normalmente chama a atenção do mercado e rende uma série de movimentações entre investidores interessados.

Se você não sabe o que é IPO nem como sua empresa pode lançar mão desse recurso para crescer, não se preocupe. Neste conteúdo, vamos explicar como acontece e quais as vantagens e as desvantagens presentes ao longo de todo esse processo. Acompanhe!

O que é uma IPO?

Trata-se de uma sigla para Initial Public Offering. Em uma tradução livre para o português, temos Oferta Pública Inicial, ainda que o conceito em inglês seja amplamente utilizado em diversos contextos, inclusive entre veículos que atingem o público em geral, como jornais, canais de TV e sites.

Em resumo, a IPO é o processo pelo qual uma empresa abre seu capital. Dessa forma, a composição do negócio deixa de ser fechada e passa a ser aberta, com pequenas partes do capital da companhia sendo negociados no mercado financeiro.

Essas frações de capital são as ações, título de que você também deve estar cansado de ouvir a respeito. Quem investe em uma ação está, na prática, se tornando sócio da empresa que emitiu o papel, fornecendo recursos para que ela cresça e conquiste uma participação maior no mercado.

Em troca, o investidor espera que ela valorize, aumentando o preço da ação que tem em mãos para recuperar o valor aplicado ao vender o papel quando for de seu interesse. De forma simplificada, essa é a dinâmica do mercado de ações, que transcorre durante os pregões da bolsa de valores.

Os motivos que levam uma empresa a fazer sua oferta pública de ações são muitos. Eles vão desde a necessidade de um volume maior de recursos para a expansão das atividades até a vontade de uma maior liquidez para o negócio, permitindo que seus proprietários no período anterior à IPO lucrem com o processo de ida à bolsa de valores.

Além disso, a realização de uma IPO demanda que a empresa cumpra uma série de requisitos legais, incluindo a implementação de mecanismos de transparência na gestão em todos os âmbitos. Isso, em certa medida, reforça a imagem da companhia diante do mercado.

Como funciona uma IPO na prática?

Para uma empresa realizar com sucesso sua IPO, não basta que ela tenha esse interesse: é preciso cumprir uma série de requisitos e percorrer uma sequência de etapas para que o processo atinja o objetivo esperado.

Antes de qualquer coisa, a empresa deve fazer uma transição da sua constituição jurídica. A partir disso, deve se tornar uma sociedade anônima, uma S/A, o que possibilita que o capital seja dividido em ações, conforme já mencionamos. No entanto, isso não é suficiente. Nos tópicos abaixo, listamos as principais etapas de uma IPO bem-sucedida.

Auditoria

A necessidade de que a empresa tenha padrões elevados de governança e gestão das finanças exige que todos os processos passem por auditorias completas a fim de certificar que os mais altos padrões são respeitados. Tal etapa consume bastante tempo, o que demanda planejamento.

É normal que sejam exigidos os balanços auditados das atividades ao longo de, ao menos, três anos. Logo, se a empresa não tinha a prática de realizar essas auditorias, o caminho até a IPO será ainda mais longo.

Apresentação ao mercado

Dados os primeiros passos burocráticos visando à IPO, a empresa passa a se apresentar ao mercado com o intuito de despertar o interesse de investidores. Nesse período, é normal que aconteçam reuniões envolvendo executivos de alto escalão e públicos seletos, incluindo investidores de dentro e de fora do país.

Também é nesse momento que geralmente são expostos os planos da empresa, incluindo a expectativa em relação aos volumes captados e à composição das ações a serem oferecidas.

Registro e listagem

Voltando aos aspectos burocráticos, a empresa precisa solicitar seu registro junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), ou equivalente, a depender do país. Além disso, é necessário procurar a bolsa de valores (no caso do Brasil, a B3), solicitando a listagem da companhia no pregão.

Prospecto e período de reserva

O prospecto é um documento extenso em que a empresa responsável pelo IPO oferece um panorama sobre suas operações. Dessa forma, os investidores se informam sobre o estado do negócio para decidir se vale a pena ou não colocar seu dinheiro naquelas novas ações.

Junto ao lançamento do prospecto, pode acontecer o chamado período de reserva, durante o qual investidores indicam quantas ações querem adquirir da empresa mesmo antes da estreia na bolsa, o passo final de todo o processo.

Estreia na bolsa

É o grande dia de qualquer empresa que realiza uma IPO. Nessa data, que normalmente é um evento cercado de expectativa, todos os envolvidos acompanham de perto a cotação das ações com o objetivo de que elas atraiam interesse e se valorizem.

Quais as vantagens da IPO para a empresa? E as desvantagens?

Qual o sentido de uma IPO e por que tantas empresas se submetem a esse processo longo, demorado e cercado de burocracias? É possível obter uma série de benefícios por meio de uma oferta pública. Entre os principais, estão:

  • captação de investidores;
  • aumento do potencial de crescimento;
  • crescimento da visibilidade do negócio;
  • atração de talentos.

Por outro lado, nem tudo é vantajoso durante uma IPO, o que exige que essa decisão seja tomada com base num planejamento cuidadoso. De qualquer forma, diante de uma IPO, a empresa pode se deparar com:

  • processos longos e burocráticos;
  • perda de controle total;
  • abertura de todo o sigilo do negócio.

Seja seu desejo ou não, você sabe agora o que é IPO e de que forma a ida ao mercado de ações impacta a gestão da sua empresa em diferentes momentos das suas trajetórias. Desse modo, é possível planejar com cuidado esse momento que gera uma mudança radical em relação à forma como o empreendimento deve ser conduzido, mas também uma série de benefícios.

Gostou do conteúdo? Então, ajude-o a chegar mais longe compartilhando nas redes sociais!