Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Entenda o que é open innovation e como funciona


Entenda o que é open innovation e como funciona

Toda empresa em busca de evolução deve ter na inovação o cerne da sua jornada. Assim, o negócio encontra soluções que melhorarão a eficiência de diferentes processos, aumentando a produtividade e incrementando os resultados obtidos. Tudo isso, em última instância, favorece o crescimento do empreendimento e o ajuda a sobreviver em meio a um mercado ultracompetitivo.

Não por menos, é crescente o interesse pelo chamado open innovation, conceito que engloba uma série de práticas que visam fomentar a inovação dentro da estrutura de um negócio. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, prossiga com a leitura e não perca mais tempo.

Afinal, o que é open innovation?

O open innovation, ou inovação aberta na tradução para o português, é o conceito que estimula a colaboração e a constante troca de ideias com o intuito de fomentar e agilizar práticas inovadoras no ambiente corporativo.

A origem do open innovation está no Vale do Silício, berço das principais empresas de tecnologia da atualidade (como Google e Apple). Não por acaso, elas também estão reconhecidamente entre as que mais investem em inovação.

Quem cunhou o termo foi o professor da Universidade de Berkeley, na Califórnia, Henry Chebrough. O que despertou a atenção dele foi uma contradição: ainda que com o passar do tempo novos conhecimentos estejam se disseminando cada vez mais rápido, a estrutura das empresas se mantém extremamente fechada e impermeável às tão desejadas inovações. Ou seja, as novidades demoravam para chegar a elas.

Além disso, o professor percebeu que havia uma enorme distância entre o que era criado no ambiente acadêmico e de como isso era aplicado nas empresas, atrasando ainda mais a adoção das descobertas que surgiam.

Dessa forma, aparece a proposta do open innovation, que, em linhas gerais, reforça a ideia de que a inovação não deve partir apenas das estruturas internas das empresas. Ou seja, para aproveitar o que há de novo, o negócio deve estar aberto à influência de agentes externos, sejam eles membros de universidades, startups, órgãos públicos e até mesmo clientes e fornecedores.

Desse modo, o conceito de inovação aberta se opõe ao de inovação fechada, que prevaleceu e, de certa maneira, ainda predomina na maioria das empresas com base num modelo de trabalho que privilegia a organização vertical.

Por isso, é comum que muitos negócios mantenham setores de pesquisa e desenvolvimento ou departamentos internos dedicados à inovação. Contudo, no modelo fechado, tudo o que é desenvolvido permanece ali e há um menor incentivo para o compartilhamento de ideias e soluções com agentes externos.

Além disso, a geração de valor no open innovation se dá em diferentes bases. Enquanto na inovação fechada se espera que a empresa desenvolva a inovação e lucre com ela, no open innovation não há necessidade de que ela ganhe sozinha com a criação, nem que seja a primeira a introduzi-la de forma exclusiva no mercado. Logo, organizações, mercado e os demais envolvidos no processo se beneficiam de forma mútua e se retroalimentam.

Quais os benefícios dessa estratégia?

As vantagens do open innovation giram sempre em torno de relações ganha-ganha, principalmente pelo incentivo à promoção de soluções inovadoras de forma compartilhada. Para demonstrar de forma prática, listamos abaixo alguns dos principais benefícios.

Favorece a cooperação

Com o open innovation, todo planejamento visando à busca por novas soluções será feito com base em dois cenários diferentes, mas que sempre abrem espaço para a cooperação mútua.

No primeiro, o movimento é de fora para dentro, que acontece quando a empresa procura soluções em parcerias externas. No segundo, ocorre o oposto, e a movimentação se dá de dentro para fora. Assim, o negócio compartilha aquilo que foi desenvolvido internamente com quem se interessar.

Torna o networking mais relevante

A união de diferentes interessados para trabalhar em conjunto demanda que as ligações estabelecidas pelo networking do dia a dia sejam estreitadas. Além disso, o open innovation abre espaço para a união de diferentes capacidades criativas, talentos e competências, incluindo aquelas vindas do ambiente acadêmico, que muitas vezes estão distantes das empresas.

Melhora a produtividade e a eficiência

Graças às soluções alcançadas dentro do modelo de inovação aberta, sua empresa produzirá mais com menos. Esse é o principal motor do ganho de produtividade, permitindo que ela se diferencie em um mercado cada vez mais competitivo.

Aumenta a rentabilidade

A redução nos custos para a adoção das inovações também favorece ganhos na rentabilidade. Além disso, a percepção de mercado da empresa que emprega soluções inovadoras também melhora, aumentando o valor do negócio.

Como aplicar esse conceito?

São várias as estratégias para que as práticas baseadas no open innovation façam parte da rotina de uma empresa. Entre as mais comuns, estão os hackatons, os programas de cocriação e os crowdsourcings. Veja como funciona cada um deles nos tópicos abaixo.

Hackaton

Em um hackaton, diversos profissionais (normalmente de áreas relacionadas à tecnologia e à criatividade) recebem uma missão e precisam devolver uma solução para o problema proposto em questão de dias (ou mesmo horas). Isso favorece o surgimento de novas ideias em um curto espaço de tempo.

Programas de cocriação

Neles, a proposta envolve a criação compartilhada de soluções entre diferentes agentes, incluindo duas ou mais empresas. Para isso, é importante delimitar os objetivos da colaboração, fornecer o acesso mútuo às informações necessárias e levantar todos os riscos oriundos desse processo.

Crowdsourcing

Trata-se de um mecanismo que reúne diversas pessoas na busca da solução de um problema ou na criação de algo disruptivo. Para isso, o ideal é que sejam montadas equipes com membros de diferentes locais a fim de que as melhores ideais venham à tona a partir do compartilhamento de visões variadas.

Superar os obstáculos de uma mentalidade que privilegia a competição e reformular a atuação da empresa é desafiador no processo de implementação de práticas de open innovation. Porém, os resultados tendem a ser muito satisfatórios, o que só reforça as vantagens desse modelo de busca constante pela inovação.

Confira agora os impactos da inovação tecnológica no setor financeiro, principalmente nas atividades de quem ocupa o posto de CFO.