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Saiba como recuperar oportunidades de negócio no seu processo de cobrança


Saiba como recuperar oportunidades de negócio no seu processo de cobrança

O momento de cobrança de qualquer tipo de cliente sempre é delicado. A negociação envolve não só atender ao que foi programado pela empresa, mas ao estado emocional do consumidor e aos motivos que o fizeram não pagar aquele débito. Por isso, não é incomum que muitos não vejam esse momento com bons olhos ou, até mesmo, como uma oportunidade de negócio.

Porém, não avaliar essa situação com outros olhos, inclusive para entender que muitas dívidas não são um caso perdido, é fundamental e gera muitas vantagens para a saúde financeira da empresa. Neste post, vamos falar sobre como a cobrança pode ajudar o seu negócio. Confira!

Qual é a importância de transformar a cobrança em oportunidade de negócio?

Vamos ser sinceros: todo valor cuja origem é dos clientes tem um grande impacto na manutenção do negócio, incluindo, claro, as inadimplências. Sendo assim, qualquer dinheiro programado para chegar que não entra causa bastantes problemas no planejamento financeiro.

Imagine que um negócio tinha a certeza de que três meses de um serviço seriam pagos e resolveu reformular todos os seus equipamentos no próximo mês. No entanto, a gestão percebe que o cliente não vai quitar esse valor e que provavelmente atrasará pelo menos mais duas parcelas. Isso é um grande problema, não é?

Portanto, quando estamos falando sobre a importância da cobrança, nos referimos à oportunidade de o comprador regularizar a sua situação e de a empresa receber um valor que deveria já estar no caixa, o qual poderia ser utilizado para melhorias no negócio ou mesmo para a sua recuperação, sendo uma parte fundamental para a gestão.

Como recuperar oportunidades de negócios por meio do seu processo de cobrança?

A necessidade de cobrar representa também um ponto muitas vezes negativo para o negócio. Não é só a falta que esse valor causa na gestão, mas que, dependendo de como for a negociação, o cliente pode nunca mais querer comprar nada. Então, como transformar essa situação com tendências negativas em uma atividade cheia de oportunidades? Aqui, separamos algumas dicas do que você pode fazer. Confira!

Conheça o seu cliente

Essa parte consiste em dois pontos: saber como o seu consumidor se comporta e personalizar o atendimento. Esses são passos essenciais da etapa, pois darão as ferramentas necessárias para conseguir bons resultados. A questão é: por onde começar?

Em primeiro lugar, está a coleta de dados de seus clientes, com direito a análises e categorizações para que seja mais fácil entender quais são as melhores formas de abordagem. Depois, investir em um atendimento que vise ao humano, demonstrando que entende a dor e os motivos que levaram o consumidor a não pagar.

Tenha uma estratégia definida

Quando falamos de estratégia, não estamos apenas nos referindo a determinar um guia de como a empresa entrará em contato com o cliente. É preciso também definir um padrão de atendimento, pois isso será fundamental para que a negociação não fuja do esperado.

O foco é pensar em estrutura para que ninguém seja pego de surpresa e, principalmente, para que as oportunidades não sejam desperdiçadas. Por isso, no tópico anterior, orientamos a coleta e a avaliação das informações dos consumidores.

É a partir desses dados que a empresa traçará tipos de clientes e definirá qual é a melhor abordagem, quase como um perfil. Dessa forma, se um consumidor estiver muito nervoso, o atendente saberá como agir sem prejudicar a reputação do negócio.

Facilite as condições de pagamento

Além de demonstrar que entende as dores do consumidor, é importante que a personalização não esteja apenas no atendimento. As formas de pagamento disponibilizadas devem mirar as características daquele consumidor, além de oferecer mais de uma possibilidade de negociação.

Deixe claro que a empresa tem interesse que o cliente resolva a sua situação. Dependendo do tipo, se for um indivíduo que tem um bom histórico de pagamento, vale a pena até oferecer alguns descontos.

Atente-se às regras de cobrança

Ver o momento de cobrança como uma ótima forma de aumentar as oportunidades da empresa não significa que não haja regras. O processo de cobrar deve ser o mais limpo possível, garantindo ao devedor segurança e respeito, seja no início com manutenção de seus dados, seja na hora do contato.

O atendente não pode ter problemas para negociar com o público, sendo pouco empático ou até grosseiro. Lembre-se de que qualquer desentendimento nesta etapa pode fazer com que o consumidor nunca mais volte a comprar na empresa e ainda a difame para outros possíveis compradores.

Por que contar com a Global Soluções e terceirizar o setor de cobrança?

Deu para perceber que o processo de cobrança não é simplesmente ligar para o cliente e avisá-lo sobre um débito. Existe uma série de processos que exigem não só um bom atendimento, mas a capacidade de capturar dados, analisá-los e planejar a melhor abordagem. Além disso, esse é um trabalho em que, dependendo da gravidade, existe a necessidade de um suporte judicial.

Portanto, a empresa deve ter em mente que a cobrança é uma atividade complexa que exige profissionalismo. Nesse ponto, a melhor solução é contratar uma companhia terceirizada — não só porque ela terá profissionais preparados para o atendimento, mas porque oferecerá todo o suporte, desde ferramentas até mecanismos jurídicos.

Esse é o caso da Global Soluções Financeiras, uma empresa especializada em cobrança que oferece o melhor quando o assunto é inadimplência. Dividimos nosso serviço em algumas etapas, entre elas:

  • análise de crédito e risco: temos as melhores ferramentas para oferecer relatórios completos tanto visando ao risco nacional quanto ao internacional sobre o comportamento dos consumidores;
  • negociação amigável: preparamos nossos atendentes para dialogar com seus clientes de acordo com o perfil e sempre investindo na recuperação do crédito;
  • cobrança judicial e internacional: suporte judicial para os nossos contratantes em casos de cobrança com advogados preparados para garantir o melhor resultado, além de um sistema preparado para lidar com as cobranças em outros países.

Ficou interessado em conhecer mais dos nossos serviços? Sua empresa precisa de uma cobrança especializada? Então, entre em contato conosco agora mesmo!