Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Por que se preocupar com os pagamentos digitais e como usá-lo a favor da sua empresa?


Por que se preocupar com os pagamentos digitais e como usá-lo a favor da sua empresa?

Investir em inovação é uma prioridade para a sua empresa? Se a sua resposta é “sim”, você precisa compreender os impactos das estratégias de cobrança no seu negócio. No entanto, se a resposta é “não” ou “mais ou menos”, está na hora de repensar sobre esse aspecto! Neste post, você descobrirá quais são os principais motivos de investir em pagamentos digitais.

Nessa conversa, você poderá verificar a influência do novo perfil do consumidor já na pós-pandemia, ficará por dentro das vantagens da implantação dos pagamentos digitais (tanto no ambiente físico quanto no online), e poderá conferir rapidamente as principais estratégias de pagamento digital. 

E aí, está preparado para essa jornada? Então siga a leitura e aproveite!          

O novo perfil do consumidor pós-pandemia

Muita coisa mudou depois da crise da COVID-19, não é mesmo? Uma das coisas que mais deve impactar os empresários e líderes, e influenciar mudanças na organização, é a modificação do comportamento dos clientes. 

Já sabemos, portanto, que o consumidor adquiriu novos costumes durante o período de quarentena e, diante do cenário de crise, as suas prioridades também mudaram de lugar. Sabendo disso, e considerando a importância da adaptação da empresa em prol da satisfação do cliente, é essencial observar cada mudança no perfil do cliente.

Entre as diversas modificações, o interesse pelos serviços online e pelos pagamentos digitais se consolida nesse cenário. Segundo uma pesquisa do Capterra, 96% dos consumidores já usuários dos métodos de pagamento digital e móvel pretendem manter a utilização. Assim, podemos concluir que, mesmo após a crise, essa forma de pagamento digital e sem contato se manterá consolidada.  

As vantagens de investir em pagamentos digitais

Pode ser que você ainda esteja se perguntando se realmente vale a pena repensar as estratégias de cobrança na sua empresa e implementar formas eficientes para o pagamento contactless. Foi pensando nisso que decidimos reunir as principais vantagens de oferecer métodos de pagamentos digitais na sua empresa. 

Continue com a leitura para conferir os impactos positivos dessa implantação! 

Segurança no ambiente de compras virtuais

Considerando que as suas vendas possam ser efetuadas pela internet, em e-commerces por exemplo, é necessário entender que existe um medo eminente em informar os dados bancários em sites, justamente pela incidência de fraudes e golpes aplicados por hackers.

Dessa maneira, investir em estratégias e tecnologias para reforçar a segurança do cliente é uma boa maneira de aumentar o fluxo de vendas da sua empresa. É possível, portanto, relacionar as estratégias de vendas online com empresas que garantem sucesso e o famoso cadeado verde da compra segura, a Moip e o Paypal são bons exemplos de parcerias.  

Aumento das vendas

Considerando ainda o aumento das vendas da sua empresa, o investimento em tecnologia para os pagamentos digitais também pode ser uma estratégia para conquistar novos clientes, já que, dessa forma, você estará garantindo maior flexibilidade nas transações para o seu negócio.

Pagamento com cartão de crédito e boleto bancário são os métodos preferidos e mais utilizados pelos consumidores que compram online, e, para viabilizar o aumento das vendas, é preciso seguir uma estratégia de facilitação, principalmente para esses métodos. 

Um bom exemplo disso é que, nem sempre, os seus clientes querem preencher o formulário de cadastro do cartão todas as vezes que efetuam compras na sua loja (seja no app da sua empresa, seja na versão web do e-commerce). Sabendo disso, vale a pena investir na integração desses canais e oferecer a possibilidade de salvar os dados de pagamento para as próximas compras.   

Eficiência nos processos de cobrança

Saiba que a estratégia de pagamentos digitais se resume às compras online ou a distância, é possível, por exemplo, oferecer a opção do seu cliente efetuar o pagamento online e retirar na loja física, ou até mesmo ofertar uma chave PIX para pagamento na loja. 

Investir nessas possibilidades também pode otimizar o tempo da sua equipe de vendas e caixa. Note, por exemplo, que o tempo gasto em um pagamento via PIX é muito menor que receber dinheiro físico (considere o tempo de contar as cédulas, calcular o troco, guardar o dinheiro em caixa e outras etapas que podem ser substituídas). 

Além da agilidade na execução de atividades de cobrança, é preciso considerar a redução de incidência de erros, ligadas ao troco, fechamento de caixa, e outras responsabilidades do colaborador que trabalha no caixa.     

Reforço da imagem positiva da empresa

Não temos dúvida que você se preocupa com a imagem da sua empresa, afinal, está lendo este conteúdo, certo? Levando em conta a sua preocupação com o assunto, precisamos alertar: as melhores empresas investem em tecnologias digitais de pagamento. Isso porque as organizações que priorizam a melhoria constante, confiam nessas tendências vantajosas.

Sabendo disso, é impossível ignorar o fato de que, assim como sabemos o que é melhor para a sua empresa e os seus consumidores, os seus clientes também adquirem esse conhecimento. Assim, o público tende a priorizar as empresas que oferecem inovações práticas, que viabilizam as melhores experiências durante e após a efetivação da compra.   

As principais estratégias de pagamentos digitais

Agora que você já reconhece as vantagens de investir nos pagamentos digitais, está na hora de conhecer as possibilidades para a sua empresa! Preparamos uma lista de estratégias relevantes, veja agora:

  • PIX (estratégia para pagamento presencial); 
  • QR Code (estratégia para pagamento presencial);
  • gateway (estratégia para pagamento a distância);
  • integração direta (estratégia para pagamento a distância);
  • intermediador de pagamento (estratégia para pagamento a distância).

Para escolher a melhor opção para incluir na sua empresa, é de extrema importância que você procure informações sobre as tecnologias e não deixe de assinalar os pontos altos e baixos de cada uma das estratégias antes de bater o martelo! Além disso, lembre-se que os métodos de pagamentos digitais precisam estar alinhados ao perfil dos seus clientes.

E então? O que você achou do nosso post sobre pagamentos digitais? Que tal dar sequência na sua jornada de conhecimento e conferir o nosso material sobre a importância e como implementar de maneira assertiva o histórico de pagamento na sua empresa?