Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

5 benefícios de cuidar da PDD nas demonstrações de resultado


5 benefícios de cuidar da PDD nas demonstrações de resultado

Durante o balanço orçamentário de um negócio, existe um custo que não tem relação direta com as operações, mas devem fazer parte das contas: são os gastos com os inadimplentes. Isso porque, geralmente, esses consumidores não cumprem os prazos de vencimento e afetam diretamente o controle financeiro.

Nesse sentido, é possível tomar algumas medidas para conter o impacto dessa situação: é o que chamamos de PDD nas demonstrações de resultado. Trata-se de uma forma de contornar esse déficit de pagamento e assegurar as finanças da empresa. Hoje, vamos apresentar o que é esse procedimento e como funciona. Continue!

O que é PDD?

Provisões para Devedores Duvidosos é basicamente uma reserva financeira para os valores inadimplentes. O seu objetivo é identificar e reduzir os riscos que a companhia pode enfrentar pela falta de pagamento de seus serviços ou produtos.

Como funciona?

A palavra provisão tem uma relação direta com a antecipação perante os prejuízos. Desse modo, o que se faz na PDD é um prognóstico do que faltaria em termos de recursos financeiros caso o cliente não pague o seu débito.

Para simplificar, imaginamos uma casa em que a geladeira queimou. Porém, os hóspedes têm uma poupança exclusiva para resolver exatamente esses problemas domésticos. A questão é: eles não sabem que esse contratempo acontecerá, mas se adiantaram criando um montante para esse objetivo.

Claro que a provisão é bem mais burocrática, sendo necessário seu lançamento prévio nos relatórios contábeis, mesmo sem a certeza da sua efetivação, antes do início do exercício. Por isso, é fundamental que a empresa invista no monitoramento de suas operações financeiras para ter dados concretos sobre esse tipo de provisão.

Quais são as regras para o seu registro?

Até 2009, o Brasil ainda não tinha adotado as diretrizes internacionais de contabilidade — IFRS (International Financial Reporting Standards). A partir de 2010, por meio das leis 11.638/2007 e 11.941/2009, o país passou a utilizar essas normas que oficializam o registro do PDD em relatórios contábeis, especialmente, no balanço patrimonial. Porém, nesse documento, a nomenclatura difere: as Provisões de Devedores Duvidosos é equivalente a PCLD (Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa).

Quais são os impactos da PDD no lucro e no desempenho do negócio?

Existe um grande risco de a PDD servir como uma muleta, e a companhia realizar suas operações sem efetivamente fazer um controle financeiro adequado para monitorar seu nível de inadimplência. É possível que a gestão não invista em ações a fim de administrar as contas a receber, dando menos relevância devido à sensação de que pode cobrir qualquer falta com a reserva da PDD.

Além disso, a empresa pode não planejar medidas que auxiliem o setor de cobrança e a análise de crédito, afetando o gerenciamento dos pagamentos. Logo, se não há o controle adequado, ela, além de não mensurar seus resultados com precisão, pode reduzi-los significativamente, atingindo os lucros.

Quais são os benefícios de cuidar da Provisão para Devedores Duvidosos? Veja 5!

Pensar em implementar a PDD em sua empresa é um ótimo complemento para o controle financeiro e a gestão daquilo que recebe. Entretanto, além do que foi dito, ela garante algumas vantagens bem interessantes. Vamos entender quais são a seguir.

1. Redução de riscos

De fato, ter uma reserva em qualquer situação é sempre uma forma de assegurar suas finanças, principalmente perante os cenários imprecisos a que uma empresa está exposta, como falta de pagamento dos clientes, atrasos, perdas de investimentos, entre outros. Portanto, iniciativas como a PDD representam uma boa ação para diminuir os riscos.

2. Diminuição do impacto da inadimplência

É preciso deixar claro que a diminuição se refere à consequência dos consumidores inadimplentes e não à causa. Portanto, com a provisão, é possível garantir o montante para cobrir essa falta, mas isso não significa que não seja necessário manter o controle e a fiscalização da inadimplência.

A verdade é que se deve pensar em um trabalho conjunto com outras ações, como investimento no setor de cobrança, em que a PDD funciona como um apoio, mas não é o recurso principal para controlar esses déficits.

3. Melhoria da gestão do fluxo de caixa

Os impactos de incluir essa provisão no planejamento anual são bastante positivos, sobretudo nos valores do fluxo de caixa, que não sofrem as consequências da inadimplência recorrente. Afinal, como já há uma antecipação desses possíveis débitos, a gestão das contas é bem mais equilibrada, evitando que os valores a receber ultrapassem o limite.

4. Aumento do equilíbrio financeiro

Definitivamente, a PDD tem um efeito bastante significativo no equilíbrio financeiro, visto que a empresa se prepara para suportar faltas sem grandes surpresas, inclusive sem ter que parar seu planejamento de expansão por falta de dinheiro. Isso garante receitas suficientes para bancar todos os gastos e que a empresa continue em operação tranquilamente.

5. Preparação para imprevistos

Um ponto bem interessante sobre a Provisão de Devedores Duvidosos é como ela lida com a imprevisibilidade de uma situação que não depende diretamente da empresa: clientes inadimplentes.

Ela não é apenas uma forma de garantir o suficiente para realizar suas operações, mas um jeito de lidar com os imprevistos financeiros, algo bastante comum no mundo dos negócios e que, mais do que aceitação da sua existência, é preciso contar com medidas práticas para resolvê-los da melhor maneira possível.

Falamos neste post sobre a PDD nas demonstrações de resultado e como essa iniciativa é fundamental para o equilíbrio financeiro de um negócio. As Provisões de Devedores Duvidosos garantem preparo para a gestão e diminuem consideravelmente o impacto das situações de inadimplência.

Essas circunstâncias são muito comuns e precisam de uma estratégia de contenção de riscos para que a empresa continue as suas operações e, ao mesmo tempo, gerencie melhor suas contas a receber.

É válido lembrar de que a PDD serve como um recurso, mas não deve ser vista como um fim. É muito importante que a companhia fiscalize e monitore seu nível de inadimplência e pense em ações além da Provisão para não prejudicar seus resultados.

Gostou do nosso texto? Quer acompanhar nossos posts? Então, curta a nossa página no Facebook!