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Planejamento de cobrança para o final do ano: o que considerar? 


Planejamento de cobrança para o final do ano: o que considerar? 

Qualquer negócio está sujeito a ter clientes inadimplentes, ainda mais nos momentos em que o cenário econômico não colabora muito. No entanto, a fim de garantir a boa saúde financeira da empresa, é essencial estabelecer um planejamento de cobrança para conseguir reverter essa situação sempre que possível.

Sabia que o final de ano pode ser um momento interessante para fortalecer as ações do seu planejamento de cobrança? É sobre isso que trataremos neste conteúdo: vamos entender melhor como funciona esse tipo de plano de ação e por que o final de ano pode ser um momento propício para reforçar a estratégia. Boa leitura!

O que é um planejamento de cobrança?

Para obter sucesso na negociação com clientes inadimplentes, é preciso ter estratégias de cobrança bem definidas — o que faz do planejamento um item essencial para qualquer negócio que deseja reduzir o impacto dos inadimplentes sobre seus resultados financeiros.

Dessa forma, um planejamento de cobrança consiste na organização dos procedimentos necessários fara efetuar a abordagem de um cliente inadimplente, de acordo com uma série de estratégias e prazos definidos corretamente. Com essa organização, todos os envolvidos na cobrança saberão o que precisam fazer, aumentando as chances de sucesso.

Mas um bom planejamento de cobrança costuma ir além. Ele adota medidas para evitar dívidas, colocando em prática ações prévias que ajudem os clientes a honrarem seus compromissos. E isso pode ser feito de um modo bem simples: enviando uma mensagem de texto ao cliente para lembrar da data de vencimento do débito e verificar se ele já recebeu o boleto referente a essa cobrança.

Por que o final do ano é um momento propício para cobrar clientes inadimplentes?

O momento da cobrança importa também. Aliás, em muitos casos, essa escolha pode ser a diferença entre obter sucesso na negociação ou não conseguir sequer fazê-la. Nesse sentido, o final do ano acaba entrando no radar das empresas como uma boa época para recuperar o crédito junto a uma série de clientes inadimplentes. E as razões para isso são muitas!

A primeira delas é o pagamento do 13º salário, ao qual todos os contratados via regime de CLT têm direito. É bem comum que quem recebe esse pagamento adicional direcione pelo menos parte dos recursos para quitar débitos em atraso e organizar sua vida financeira. Portanto, ajuste seu planejamento de cobrança para levar em conta esse fator, oferecendo descontos maiores para quem quitar a dívida integralmente nesse momento, por exemplo.

Vários argumentos podem ser utilizados nesse tipo de negociação, de modo a mostrar ao consumidor que quitar os débitos no final do ano é vantajoso para ele. Uma ideia é explicar que, com as dívidas regularizadas, ele poderá novamente solicitar crédito para as compras de Natal. Sem dívidas, o consumidor até então inadimplente começará o novo ano mais tranquilo — o que também é essencial, ainda mais em um momento de incertezas tão grandes.

Quais as melhores práticas para iniciar o planejamento de cobrança?

Os lembretes pré-vencimento são apenas algumas das boas práticas indicadas para um planejamento de cobrança eficiente. Muitas outras ações podem ser tomadas visando à melhoria no processo de recuperação de crédito. Confira a seguir!

Escolha os canais adequados

Um aspecto imprescindível é saber por meio de quais canais cobrar o cliente inadimplente. Em cada etapa, é preciso conhecer qual ferramenta utilizar e qual o conteúdo da mensagem a ser transmitida.

É possível, por exemplo, utilizar o WhatsApp para enviar comunicados aos clientes em atraso. O aplicativo substitui o SMS e as ligações e costuma ter uma taxa de resposta muito maior — além de gerar economia para a empresa, que não precisa gastar com as mensagens de texto e os telefonemas.

Ajuste sua régua de cobrança

A régua de cobrança consiste em regras adotadas por cada empresa, que informam o que deve ser feito em cada momento do processo de abordagem do inadimplente. Ela inclui, entre outros fatores, o envio de mensagens lembrando o consumidor do débito e qual o momento ideal para entrar em contato de forma mais assertiva.

Muitas empresas trabalham com uma régua de cobrança fixa. Todavia, é importante que haja espaço para que ela seja personalizada de acordo com o cliente — e possa ser ajustada a partir da percepção do que funciona e do que não funciona na hora de cobrar um cliente.

Algumas medidas apresentam resultados melhores com um nicho de clientes em comparação a outro. De todo modo, é importante que a régua de cobrança seja bem estruturada, de forma clara e com começo, meio e fim.

Saiba o que não pode ser feito

Para evitar problemas, conheça as leis do que pode ser feito no processo de cobrança. É comum que alguns estados proíbam esse tipo de negociação fora do horário comercial ou aos domingos e feriados. Com esses cuidados, além de distanciar-se de penalizações, você tem mais chances de fechar um acordo para regularização do débito e, também, de fidelizar o cliente.

Todo o processo de cobrança deve ser amigável e primar, sobretudo, pelo respeito. Para isso, a equipe de cobrança deve estar preparada, manter a calma e a assertividade e, sempre que possível, oferecer alternativas ao inadimplente disposto a resolver sua situação.

Como a terceirização de cobranças pode beneficiar sua empresa?

É bem comum que as empresas não contem com equipes próprias para a cobrança, o que certamente afeta a qualidade do atendimento e prejudica os resultados obtidos. Em muitos casos, esse costuma ser o principal problema no planejamento de cobrança.

Então, cogitar a terceirização desse setor pode ser sempre uma opção interessante. Entregar essa função para uma empresa capacitada e especialista no assunto traz resultados que sua empresa, provavelmente, jamais conseguiria alcançar por conta própria — e com um custo menor.

Ou seja: com a terceirização do setor de cobrança, sua empresa ganha especialização nessa tarefa, otimiza recursos valiosos (como tempo e dinheiro) e ainda obtém agilidade na resolução dos problemas, reduzindo o número de inadimplentes. Tudo isso, em conjunto, contribui para ganhos de produtividade e para o aumento de faturamento.

Na hora de contratar uma empresa para conduzir seu planejamento de cobrança, confira se ela tem boa reputação no mercado, se conta com as melhores ferramentas tecnológicas à disposição e veja como funciona o modelo de remuneração da empresa — já que muitas calculam o valor cobrando apenas sobre o montante recuperado.

Esse é o caso da Global, que está há mais de 25 anos no mercado oferecendo as melhores soluções financeiras, sempre com qualidade, respeito e eficiência. Gostou deste conteúdo? Entre em contato conosco e comece a transformar a sua empresa!