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Prazo médio de recebimento: como reduzir os riscos?
08 de julho de 2021Tempo de leitura: 5 minCategoria: Mercado
Controlar as finanças de uma empresa não é uma tarefa fácil. Além de lidar com as variantes do mercado, a gestão ainda precisa encarar a possibilidade de atrasos nos recebimentos por parte dos clientes. Essa situação é muito perigosa, já que significa inadimplência ou dificuldades para que a companhia lide com as suas próprias dívidas. Então, o que fazer?
O prazo médio de recebimento é uma forma de monitorar com mais precisão os rendimentos do negócio e evitar a falta de pagamento. Mas será que você sabe do que estamos falando? Neste texto, vamos explicar tudo sobre o tema. Continue a leitura e confira!
O que são prazos médios de pagamento e de recebimento?
O controle de vendas, principalmente quando são parceladas, não é um processo muito fácil. A verdade é que, como é uma situação que depende da disponibilidade financeira do cliente, talvez o negócio não tenha condições de realizar esse processo de forma efetiva. A consequência é uma dificuldade em medir os lucros e os rendimentos mensais.
Sendo assim, o prazo médio é uma forma de calcular antecipadamente o quanto a empresa tem a receber ou a pagar das transações a prazo. Ele pode ser dividido em dois: prazo médio de pagamento e de recebimento. O primeiro está relacionado ao tempo médio entre uma compra e o seu pagamento ao fornecedor. Já o segundo está associado ao período entre a venda de um produto ou serviço e o seu pagamento.
Como o prazo médio funciona?
Para entender como o prazo médio funciona, tanto de pagamento quanto de recebimento, é preciso entender o seu cálculo. Vamos ver mais a seguir.
Prazo médio de pagamento
O primeiro passo é calcular o valor médio das compras. Essa conta será feita de acordo com um determinado período, utilizando uma fórmula que soma custo das mercadorias vendidas (CMV) com o estoque final, menos o inicial. Seria mais ou menos assim:
Valor médio = CMV + Estoque Final – Estoque inicial.
Supomos que a sua empresa tenha um CMV de R$ 4 mil, o valor do estoque inicial de R$ 2 mil e o final R$ 3 mil. Logo:
Valor médio = 4.000 + 3.000 – 2.000
= 7.000 – 2.000
= 5.000
Calculando o prazo médio de pagamento
Bem, agora que já temos o valor médio das compras, podemos calcular o prazo médio de pagamento. A fórmula é: PMP = valor pago aos fornecedores/Compras x 360. Vamos dizer que a sua empresa pagou R$ 1.000 para os fornecedores, sendo assim:
PMP = 1.000/ 5.000 x 360
= 0,2 x 3600
= 72
Isto quer dizer que o seu negócio leva em torno de 72 dias para pagar seus fornecedores.
Prazo médio de recebimento
Agora para calcular o prazo médio de recebimento é utilizada a seguinte fórmula.
PMR = total para receber / (total vendido/período)
Vamos imaginar que o seu negócio vendeu R$200 mil no ano e que ainda precisa receber R$40 mil. Logo:
PMR = 40.000 / ( 200.000 / 360)
= 40.000 / 555,55
= 72
Neste caso, o prazo para receber é de 72 dias.
Como reduzir os custos de inadimplência com o prazo médio?
O prazo médio de recebimento e de pagamento são uma maneira bastante competente de mensurar por quanto tempo a empresa deve esperar para pagar ou receber. Essa informação é muito importante para o controle das finanças, já que ajuda o negócio a se antecipar em relação aos seus rendimentos.
No entanto, ela também é uma forma de lidar com a inadimplência, principalmente para reduzir a sua incidência. Com os resultados obtidos do cálculo do prazo médio, é possível analisar se medidas como conceder mais prazo para o pagamento ajudam de fato no recebimento, assim como se não é melhor solicitar mais descontos para os fornecedores para pagar à vista.
Qual é a importância de ter um bom controle de cobranças?
Evidentemente, saber quantos dias são necessários para que a empresa receba seus pagamentos é uma informação importante para as finanças gerais. A rotina financeira de um negócio trabalha com um determinado equilíbrio, precisando receber periodicamente para manter o seu fluxo de trabalho.
Afinal, é necessário fazer pagamentos a colaboradores, fornecedores e também realizar investimentos, além de manter uma quantia guardada para situações de emergência.
O bom controle de cobrança é uma das ferramentas fundamentais para equilibrar esses valores de uma forma que a empresa não esteja exposta à inadimplência constante e alinhe as datas de pagamento com as de recebimento sem maiores transtornos. Por isso, realizar cálculos como o prazo médio de recebimento e de pagamento é uma forma de potencializar esse controle e se planejar.
Por que terceirizar o controle de cobranças?
Ter auxílio de uma empresa especializada para o controle de cobranças é um investimento que precisa ser considerado. Esse tipo de serviço oferece uma série de ferramentas que facilitam o monitoramento das vendas, inclusive do comportamento dos clientes. Com essa iniciativa, a companhia não só vai saber quem está apto a realizar os pagamentos no prazo, mas também quais são as melhores formas de entrar em contato com consumidores inadimplentes.
Esse serviço fornece atendimento especializado em cobrança, e os profissionais estão habilitados para entrar em contato com esses clientes. Além disso, há um aparato jurídico para que a empresa tenha todo o suporte necessário para realizar as cobranças.
Ao longo deste texto, falamos sobre os principais fundamentos do prazo médio de recebimento e de pagamento e como esses cálculos funcionam. É importante lembrar de que essa é uma ferramenta muito útil para que a empresa se antecipe a respeito de seus recebimentos, assim como se programe para pagar os seus fornecedores.
Essas informações são fundamentais para definir as melhores estratégias para lidar com seus clientes, principalmente aqueles que têm alguma tendência à inadimplência, além de auxiliarem no momento de negociar melhores descontos com os seus fornecedores.
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