Saiba como melhorar a recuperação de crédito na sua empresa

Não tem jeito, por mais financeiramente controlada que uma empresa possa ser, sempre haverá clientes inadimplentes. Eles fazem parte da categoria de consumidores com que todo empreendimento deve lidar em algum momento de sua trajetória, mesmo que seja por um curto tempo.

Uma das melhores estratégias para enfrentar essa situação é investir em recuperação de crédito. Afinal, a cobrança a clientes inadimplentes é, sim, necessária, porém, também é preciso fazer isso sem prejudicar a relação — de forma amigável, evitando situações constrangedoras e atritos. 

Pensando nisso, resolvemos apresentar alguns pontos importantes da recuperação de crédito e como você pode melhorá-la na sua empresa. Entenda! 

O que é a recuperação de crédito?

A recuperação de crédito é a junção de estratégias tanto de atendimento quanto de cobrança para reparar situações de inadimplência causadas pelos clientes, evitando, assim, que a empresa tenha prejuízos a longo prazo em relação às suas finanças. 

É importante entender que quando dizemos “situações de inadimplência”, estamos nos referindo a qualquer cenário em que uma parte não cumpre com o combinado. No caso do comércio, é quando não há pagamento de uma dívida, por exemplo. 

Como a recuperação funciona?

A recuperação de crédito funciona inicialmente com a empresa entrando em contato com o consumidor a respeito da dívida. Nesse caso, há duas situações bem comuns: a intermediação de uma dívida específica ou ter um catálogo de clientes endividados com que se entra em contato periodicamente. 

O objetivo é sempre fechar um acordo entre as partes. Sendo assim, o foco da abordagem será a recuperação, evitando ao máximo deixar o consumidor constrangido, porém, buscando encontrar uma solução que quite a dívida rapidamente e de forma satisfatória.

Além disso, é muito importante estar de acordo com as legislações vigentes para abordar o cliente, principalmente o Código de Defesa do Consumidor. As meios para a abordagem podem ser telefone, SMS ou mesmo por carta, por exemplo.

Qual a importância de ter uma boa estratégia de recuperação de crédito?

Além de ser crucial para evitar atritos com os clientes, uma boa estratégia de recuperação de crédito está totalmente ligada ao desempenho financeiro da companhia, visto que problemas com o recebimento afetam diretamente o fluxo de caixa

Se a empresa não consegue atingir sua meta financeira mensal, a manutenção de outros setores é afetada. Assim, o operacional pode ter sérios problemas, faltando até para o pagamento dos funcionários. 

Uma boa estratégia será fundamental para atingir o objetivo de quitar a dívida, afinal, a questão não é impor o pagamento, e sim encontrar uma solução que traga bons resultados para todos. 

Muitas vezes, o consumidor pode estar passando por problemas financeiros e não consegue pagar, então, é fundamental procurar ser bastante estratégico no que se refere à cobrança, para não prejudicar a relação, que pode voltar a ser saudável no futuro.

Quais são os benefícios em contar com uma consultoria especializada? 

Não é incomum que as empresas procurem fazer a recuperação de crédito por conta própria. O grande problema é que essa não é a melhor decisão a longo prazo. O processo de recuperação é bastante delicado, dependendo do cliente, e, se a empresa não tiver profissionais capacitados, a experiência pode ser desastrosa. 

Por isso, contratar uma consultoria especializada é a atitude mais inteligente para manter o controle da inadimplência. A seguir, vamos conhecer outras vantagens. 

Expertise na área

A empresa terá pessoas qualificadas para lidar com todo tipo de cliente — desde aqueles consumidores mais nervosos até os que não têm controle sobre suas finanças. 

Com um atendimento especializado, essas empresas contam com profissionais capazes de aplicar diferentes técnicas de cobrança para obter um acordo o mais rápido possível. Consequentemente, os resultados aparecerão, e a companhia pode ficar tranquila em relação às suas finanças.

Os recursos tecnológicos necessários

Outra grande vantagem desse tipo de consultoria é as possibilidades de alcance que ela proporciona. Afinal, elas não são especializadas só no atendimento, utilizando-se de ferramentas para alcançar o cliente por diferentes lados. 

Elas contam com recursos tecnológicos que podem encontrar o consumidor não só pelo tradicional telefone, mas também por e-mail, SMS e até redes sociais ou WhatsApp — claro, sempre buscando uma abordagem que respeite os limites do cliente, não invadindo sua privacidade.

Aumento da produtividade da equipe

A não ser que a sua empresa seja uma companhia especializada em cobrança, não há por que essa ser a atividade principal do empreendimento. Mas é isso que pode acontecer conforme a quantidade de clientes inadimplentes.

A equipe pode ficar sobrecarregada, tendo que lidar não apenas com seu trabalho, mas também com esse tipo de consumidor. Obviamente, o desempenho do negócio é prejudicado como um todo.

Sejamos sinceros: por melhor que seja a intenção dos colaboradores ao tentar negociar as dívidas, eles não têm o conhecimento e nem as técnicas de cobrança necessárias para lidar com os diversos tipos de devedor.

Portanto, ao terceirizar o serviço, a empresa pode se preocupar com o que é sua verdadeira atividade, obtendo mais produtividade. 

Fornece dados para a tomada de decisões

Essas consultorias têm diferentes mecanismos para lidar com os inadimplentes. Uma das vantagens é a possibilidade de fornecer à contratante diversos dados sobre esses consumidores, como quantos são, como se comportam, com que frequência tendem a quitar as dívidas, quanto tempo eles demoram para pagar etc. 

Isso pode ser fundamental para a tomada de decisões — inclusive, para decidir se a empresa voltará, ou não, a vender para eles. 

Quais as soluções oferecidas pela Global?

Com mais de 25 anos de experiência no mercado, a Global é uma empresa especializada em trazer o que há de melhor no atendimento a cliente inadimplentes. Investimos em tecnologia e profissionais qualificados para oferecer um alto nível de assistência para as empresas que trabalham conosco. 

Oferecemos um serviço completo, com geração de boletos e avisos sobre os débitos, entramos em contato de forma amigável e fornecemos suporte jurídico tanto nacional quanto internacional

Além disso, temos diversas ferramentas para entrar em contato, desde e-mail, telefone e SMS até WhatsApp, agente virtual e chatbot, prezando sempre por um atendimento rápido e de qualidade. 

Esperamos que este texto sobre recuperação de crédito tenha esclarecido tudo o que você queria saber sobre essa atividade. Se estiver precisando de uma consultoria para lidar com os seus clientes inadimplentes, entre em contato conosco agora!



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