Régua de comunicação: como ela impacta o setor de cobrança?

De fato, mais do que apenas administrar o setor operacional, um empreendimento precisa pensar em estratégias para entender o comportamento de seus compradores. A régua de comunicação está entre os métodos mais eficazes para conseguir monitorar as ações dos clientes. Afinal, como uma empresa pode sobreviver se não conhece os seus consumidores?

Nesse sentido, é preciso entender que cada comprador tem uma experiência diferente na hora da aquisição, por isso, obter meios de compreender suas particularidades pode fazer toda a diferença para tentar mantê-lo fiel. 

A verdade é que tanto a vivência do cliente quanto a base de dados do negócio podem ser bastante enriquecidos com iniciativas como a régua de comunicação. Ainda mais quando falamos do setor de cobrança que, se não tiver estratégias personalizadas, pode afastar o consumidor para sempre. 

Por isso, visando explicar os principais conceitos da régua de comunicação, nesse texto, vamos apresentar as características dessa estratégia. Entenda!

O que é a régua de comunicação?

Quando imaginamos uma régua, pensamos em um objeto retangular, graduado, que serve para traçar linhas, no qual está marcado uma distância em centímetros, em alguns casos, até em metros. Basicamente, ele é utilizado para auxiliar as pessoas a medir espaços, porém, no caso da régua de comunicação, o propósito é outro.  

Ela também ajuda as empresas a mensurar determinados dados, mas ela é uma ferramenta para acompanhar a jornada do cliente até o negócio. Essencialmente, são ações que monitoram todas as atividades entre o consumidor e a empresa desde o primeiro contato. Sendo assim, ela pode acompanhar o negócio desde os processos de marketing até o pós-venda.  

A régua de comunicação é uma maneira de definir como cada ação deve ser feita de modo a atingir o melhor resultado para o comprador.

Por que criar uma régua de relacionamento no setor de cobrança? 

De maneira geral, o setor de cobrança precisa lidar com uma questão bastante complicada em relação ao vínculo cliente-empresa. Afinal, situações que envolvam dinheiro, principalmente dívidas, são sempre delicadas se não houver uma boa estratégia. 

As dificuldades não são apenas ligadas em relação ao consumidor, há também o problema da inadimplência, pois trata-se de um cenário que pode afetar o faturamento e significar um risco com prazo indeterminado. 

Nesse contexto, o negócio pode enfrentar um grande dilema: como exigir que um débito seja quitado sem causar constrangimento ao consumidor? Nessa busca por respostas, existem estratégias fundamentais que podem facilitar esse processo, e é aí que entra a régua de comunicação. 

Um método que auxiliará todos do setor de cobrança a criar e a efetuar uma linguagem mais adequada para lidar com a inadimplência, além de ajudar a acompanhar todo o processo, desde o primeiro contato para falar sobre a dívida até os processos posteriores de negociação e débito.  

Entre os benefícios gerados, podemos citar:

  • reduz a inadimplência;
  • profissionaliza a cobrança; 
  • pontua quando é o momento certo de cobrar;
  • envia comunicações personalizadas para clientes que estão sempre inadimplentes.

Como fazer uma régua de comunicação?

Há algumas medidas que podem ser tomadas que representam as boas práticas para implementar a régua de comunicação. Aqui, separamos as principais.   

Conhecer bem a persona 

Conhecer seu cliente é fundamental para acertar na hora de vincular produtos ou serviços, e criar uma relação de aproximação. Mostra, muitas vezes, que há um interesse pelo que o consumidor quer. Aliás, esse é um dos principais objetivos de implementar estratégias com a régua de comunicação: humanizar o contato. 

Por isso, é fundamental o investimento em coletar as informações sobre o comportamento do cliente em cada etapa da venda, inclusive, depois que o produto for entregue. 

Automatizar e-mail e mensagens de aniversários

Não são apenas nas promoções de determinados períodos da empresa que o cliente deve ser lembrado. É interessante automatizar um sistema que envie mensagens de aniversário personalizadas. Mais do que parabenizá-lo por mais um ano de vida, o ideal é criar promoções específicas para ele, baseadas na pesquisa de compras anteriores e também em seu perfil. Outra boa estratégia é criar campanhas especiais para a data de sua primeira compra.  

Apostar em remarketing 

Basicamente, o remarketing é uma ferramenta que faz com que o seu cliente veja um anúncio de um produto ou serviço que ele acessou anteriormente em outro site. Como um exemplo prático, sabe quando você pesquisa um produto em uma loja e depois vê o anúncio no seu Facebook? Então, essa tática é chamada de remarketing. 

Ela é uma ótima estratégia para fazer com que o cliente relembre sobre determinado produto ou serviço e facilitar para que ele volte ao site e acabe comprando, sendo essa uma tática fundamental para as situações em que o consumidor abandona a compra. 

Acompanhar produtos e ofertas

Aqui, é interessante ter um sistema que possibilite acompanhar todo o processo de visita do cliente ao site. Esse monitoramento deve ter algumas funcionalidades caso ele não efetive a compra, como um sistema por e-mail que o convide a retornar à página. 

Agora, em relação às ofertas, a personalização é a chave. Ter um histórico das compras passadas e do que o cliente costuma pesquisar é a melhor forma de criar campanhas certeiras para ele. 

Por que contratar um serviço de cobrança para melhorar a régua de comunicação da sua empresa?

Sem dúvida, a régua de comunicação é uma ferramenta crucial para melhorar os processos de comunicação entre a empresa e o cliente. Ela proporciona um monitoramento eficaz para compreender como é a experiência de cada perfil de consumidor e pode ser fundamental na hora de criar um sistema de cobrança efetivo. 

Contudo, realizar esses procedimentos sem o auxílio de profissionais preparados pode prejudicar todo o potencial que uma ferramenta como essa proporciona. Faz-se necessário buscar por uma empresa especializada em estratégias financeiras, principalmente, com foco em cobrança.

Ela ajudará a maximizar os resultados e trará automatização aos processos, fazendo com que o negócio consiga cobrar de seus clientes sem provocar constrangimento. 

Temos certeza que esse texto foi crucial para você entender como funciona a régua de comunicação, não é? Percebeu como ela pode ser fundamental para melhorar a relação que a sua empresa tem com o cliente? Que tal continuar aprendendo visitando nosso post sobre a régua de cobrança?



Deixe uma resposta