Software de análise de crédito: o que avaliar ao escolher o seu?

As operações voltadas a lidar com cobranças ganharam bastante agilidade com a tecnologia. É inegável que a criação de programas voltados a facilitar a coleta e organização dos dados financeiros concederam às empresas a oportunidade de focar no que realmente importa: as suas funções principais.

Nesse sentido, os softwares de análise de crédito representam bem esse grupo de ferramentas e podem ser encontrados no mercado com facilidade, mas necessitam de uma certa pesquisa antes de escolher. 

A verdade é que existem diversos programas de gestão, com diferentes funcionalidades e que, por isso, a empresa deve saber bem o que está procurado. Aqui, vamos explicar o que é preciso analisar para escolher o software de análise de crédito ideal. Entenda!

Por que os softwares de análise de crédito são essenciais para o setor financeiro das empresas?

Podemos considerar a área financeira de uma empresa uma das principais. Não só por lidar constantemente com as finanças e ser responsáveis pelos seus processos, mas também, pela quantidade de dados que são trabalhados nesse setor. Sendo assim, se faz necessário investir em métodos direcionados a organizar essas informações. Os softwares de análise de crédito representam uma parte importante desse mecanismo.

De maneira geral, eles são capazes de agilizar as atividades, mas também podem oferecer diversos benefícios para que a empresa consiga focar em seus produtos e serviços de forma integral. Entre as vantagens em tê-los, podemos destacar, entre outros:

  • torna o processo de redução de inadimplência mais ágil;
  • agilidade no registro e manutenção dos dados;
  • possibilidade de integração com diferentes sistemas;
  • capacidade de armazenamento ilimitada;
  • aumento de produtividade;
  • vantagem competitiva;
  • reduz os custos.

O que se deve considerar ao escolher o software para sua empresa?

Para ajudar você a escolher com sabedoria o software para a análise de crédito de seus clientes. Separamos, aqui, as principais características que essa ferramenta precisa ter para garantir um bom trabalho. Continue!

Personalização dos dados

Nesse caso, destaca-se a capacidade de o software ser flexível ao lidar com os dados. É importante que ele seja capaz de se adaptar à sua empresa e fornecer diferentes alternativas de acordo com as suas necessidades. Trazendo relatórios personalizados e triagem de informações. 

Um fato importante é que o contato com o fabricante pode auxiliar nessa questão. Ter a chance de conversar diretamente ajuda a desenvolver mecanismos do software para atender às suas demandas.

Uso de diversas fontes conectadas

A integração a diferentes sistemas é uma característica tão importante que chega a ser essencial para qualquer tipo de software indicado para a gestão. No caso de uma ferramenta voltada à análise de crédito, ter a possibilidade de se integrar a diversas fontes é crucial para o desempenho da operação.

Com essa função, o operador poderá acessar os dados por diferentes dispositivos, conseguindo registrar e averiguar as informações de um cliente. Imagine acessar por compartilhamento de nuvem a lista dos nomes e telefone dos inadimplentes do celular, por exemplo. Essa facilidade não só torna o trabalho mais flexível, como ajuda a gestão na hora de gerar seus relatórios, fazer avaliações de performance, entre outros.

Solução Big Data

Em uma definição simplificada, as soluções Big Data estão relacionadas com a capacidade de capturar, analisar e transformar dados em informações úteis. É preciso destacar, neste caso específico, que diferente de sistemas tradicionais, o volume é muito maior quando se trata desse tipo de análise de crédito.

Então se tornar importante ter uma ferramenta que consiga armazenar um número grande de informações, como os dados financeiros, telefone, nome dos clientes, quantas vezes ficou inadimplente. Procurar por um software com esta característica auxiliará muito o operador na hora de entrar em contato, ou mesmo a gestão na hora de fazer seus relatórios de avaliação.

Ferramenta com design amigável

Uma das principais funções do software não é só realizar aquilo que foram programados, mas também, serem um facilitador do trabalho dos operadores de análise de concessão de crédito. Nesse sentido, os recursos do design e da interface devem ter o foco em facilitar a experiência do usuário.

O operador não pode ter dificuldades ou demorar para realizar certos processos que sem o software levariam minutos, o programa precisa ter componentes que sejam intuitivos. Portanto, o operador deve ter total facilidade para fazer o que precisa conseguindo entender todas as funções que o software oferece.

Suporte local

O fabricante tem que disponibilizar canais de suporte disponíveis 24 horas para atender às demandas dos consumidores. Ao contratar um software, além das funcionalidades e interface, é importante ter atenção com a agilidade de respostas que a empresa oferece.

Afinal de contas, qualquer problema ou falta de entendimento em relação àquilo que eles podem fornecer só poderá ser respondido com eficiência pelos fabricantes. Isso deve atenção, principalmente, no caso de se obter a ferramenta por terceiros. É importante se informar sobre as formas de contatos com os fabricantes.

Ter recursos de automação

Por último, a automação de alguns recursos é uma característica mais recente, mas que deve ser considerada. De fato, alguns processos, como a captura de dados, são ações mais automáticas que não deveriam exigir tanta atenção dos operadores. Ao perder tempo registrando os dados em uma tabela, por exemplo, os profissionais deixam de realizar outras funções, como um atendimento mais personalizado.

Desse modo, é importante que o software escolhido tenha alguns recursos automáticos não só nas funções, mas também, que tenha mecanismos internos que sejam capazes de verificar se o sistema está funcionando apropriadamente, sem a necessidade de interferência do usuário. 

Ao longo deste texto, você acompanhou os principais critérios para escolher um software de análise de crédito. É bom lembrar que é importante que ele ofereça desde recursos para a personalização de dados até um excelente suporte, design intuitivo e solução Big Data. Características importantes para oferecer um bom desempenho e trazer mais inteligência financeira para qualquer negócio. 

Você já ouviu falar do Neocredit?

Com a proposta de trazer um serviço totalmente personalizado, o Neocredit é uma ferramenta de análise de crédito que mescla solução Big Data, automação e 25 anos de experiência para lidar com as mais diferentes facetas da cobrança.

Com ele, é possível encontrar dados de diferentes fontes, desde a Receita Federal, até o Protesto Nacional, Suframa, Tribunal Superior do Trabalho, entre outros. As informações capturadas se estendem a endereços, números de telefone e até CPF.

Então, se você está procurando um software de análise de crédito que te ajude de maneira ágil e específica, o Neocredit é a resposta. 

Quer saber mais? Então, entre em contato com a gente e entenda mais sobre esse software!



Deixe uma resposta