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Como a Global ajudou a empresa PMB por meio da terceirização da cobrança
23 de janeiro de 2020Tempo de leitura: 5 minCategoria: Notícias
Os processos de uma empresa, principalmente na área de finanças, consistem não só na análise minuciosa dos resultados de suas estratégias, mas também na atenção ao nível de inadimplência de seus clientes. Na busca por tentar conter esse número, ela pode procurar por uma solução como investir na terceirização da cobrança.
Afinal, ter clientes inadimplentes em grande escala significa que os rendimentos das compras não estarão disponíveis. Logo, haverá problemas para fechar o caixa do negócio a médio e longo prazo, dificultando que certos setores recebam o investimento adequado.
Como sabemos que, em relação à terceirização de cobrança, podem surgir dúvidas sobre a sua eficácia para a área financeira, decidimos falar, neste texto, sobre o caso de uma empresa que teve seus resultados potencializados por meio da terceirização. Confira!
O que é a terceirização da cobrança?
Não poderíamos continuar este texto sem explicar o que, exatamente, é terceirizar a cobrança. É comum que muitos achem que cobrar é apenas o processo de entrar em contato com o cliente e avisá-lo sobre a dívida. Porém, essa atividade consiste no conjunto de muitas outras tarefas.
Desde fazer uma régua de cobrança até entrar em contato com o cliente, enviar arquivos sobre o saldo em aberto, negociar formas de pagamento e parcelamento e, em alguns casos, ter assistência legal para lidar com as questões judiciais.
Sendo assim, de uma maneira geral, podemos dizer que a terceirização da cobrança é, basicamente, ter o gerenciamento e a efetivação dos processos de cobrança feitos por outra empresa.
Quais são os benefícios para a empresa?
Existem algumas vantagens bastante interessantes para quem contrata esse serviço. Separamos as principais.
Mantém os clientes
Muitas empresas acham que o ato de cobrar um cliente pode fazê-lo não procurar mais o empreendimento. No entanto, se a cobrança é feita da maneira correta, sem ofendê-lo e buscando uma solução para ambos, é possível ter bons resultados.
Quando se contrata uma empresa terceirizada, você tem à sua disposição especialistas experientes, que sabem lidar com diversos clientes. Eles conhecem quais são os tipos de inadimplentes e entendem qual é a melhor abordagem. Além disso, são profissionais que dominam a legislação e saberão dar todo o suporte de que o negócio necessita.
Melhora o controle de pagamento
Outra grande vantagem de terceirizar a cobrança é ter um maior suporte para a administração de dados. A verdade é que, dependendo do tamanho da empresa, é muito difícil monitorar todos os clientes.
Às vezes, a companhia até tem uma equipe de cobrança, mas ela não é o suficiente. Logo, com a sobrecarga de trabalho, há a possibilidade de erros em vários aspectos do processo, como no envio da fatura e na negociação. Esse tipo de situação acaba atrapalhando a rotina e pode até afetar a relação com o cliente.
Em uma terceirizada, a empresa terá à disposição uma equipe que monitorará as atividades dos inadimplentes, gerará relatórios, registros de pagamentos, entre outros, obtendo um melhor controle para reduzir a inadimplência.
Redução de custos e tempo
Para garantir que a cobrança seja eficaz, é necessário contar não só com bons profissionais, mas com tecnologia, para agilizar todo o processo. Isso tudo gera um custo para a empresa.
Nesse contexto, é muito mais vantajoso contratar uma terceirizada e obter uma equipe especializada e ferramentas em um lugar só, a fim de, no médio e longo prazo, ter maior retorno para o negócio.
Mais alternativas de cobrança
Hoje em dia, não é mais possível se comunicar com um cliente apenas por telefone. Com diferentes formas de contato, às vezes, é mais eficaz ter outras estratégias. Por exemplo, um texto simples no WhatsApp lembrando sobre o débito ou até um e-mail com o boleto podem induzir facilmente o cliente a quitar sua dívida.
Até porque, em alguns casos, ele deixa de pagar não porque está sem dinheiro, mas por ter se esquecido da obrigação. Portanto, ter um sistema que forneça acesso e também possibilidades de emitir boletos em minutos faz toda a diferença no processo de cobrança.
A parceria entre a Global Estratégias Financeiras e a PMB
Queremos falar, aqui, de um caso bastante interessante que aconteceu entre a nossa empresa e a Philip Morris Brazil — uma parceria que ilustra bem como o investimento em cobrança terceirizada pode fazer toda a diferença para o sucesso do negócio.
A PMB é uma líder mundial de produtos relacionados ao tabaco, atuando em mais de 180 mercados e com 48 centros produtivos espalhados pelo mundo. No Brasil, ela é a segunda maior empresa do setor de cigarros.
Apesar dos números impressionantes, a companhia sentia a necessidade de melhorar sua política de cobrança e tinha sérias dúvidas quanto aos resultados de terceirizá-la. Eles chegaram a pensar sobre isso por volta de 2015, porém, não definiram nada então.
Nos anos posteriores, como consequência de um mercado cada vez mais desafiador, ficou claro que seria hora de implantar melhorias no processo de cobrança. Primeiro, sua equipe não era tão numerosa e tinha dificuldade de acessar toda a carteira de clientes. Depois, havia a questão de como se aproximar do cliente para que ele pagasse a conta o quanto antes para voltar a comprar os produtos.
Como solução, a companhia decidiu buscar pelo auxílio de uma terceirizada. Antes, porém, era necessário realizar alguns testes. A PBM procurou duas empresas — uma era a Global Estratégias Financeiras. As duas foram analisadas durante três meses. Por mostrar mais comprometimento e trazer mais recursos, a Global foi escolhida, iniciando uma parceria que, ao longo dos meses, aumentaria os resultados.
O destaque vai para três soluções que a Global ofereceu: primeiro, suporte para o contato por meio de diferentes meios de comunicação — WhatsApp, e-mail a telefone. Segundo, a facilidade na produção e no acesso de dados coletados. Terceiro, a exclusividade, disponibilizando uma equipe para atender às demandas da PMB.
Com esse trabalho conjunto, foi possível aumentar o contato com os inadimplentes, que girava em torno de 50% — dos quais apenas 25% respondiam —, para mais de 90%. Ainda, fornecemos uma plataforma para que a Philip Morris pudesse realizar seus processos de cobrança rapidamente.
Ficou claro, ao longo deste texto, como a terceirização da cobrança é uma medida que traz benefícios para o negócio, como melhor retenção de clientes e diminuição dos custos, além de melhorar o ciclo de vendas.
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