11 de novembro de 2024Tempo de leitura: 3 minCategoria: Tecnologia
Por um bom tempo, a IA vem sendo assunto recorrente nas companhias. O tema é discutido amplamente, seja sobre suas vantagens, seja por tudo o que ainda há para evoluir. Mas, apesar de todo o potencial da integração da IA com o setor financeiro, muitos profissionais ainda a veem com receio.
E neste artigo, vamos falar sobre as vantagens da IA para o setor financeiro, com foco em sua utilização nos processos de cobrança.
Revolução tecnológica no setor financeiro
A inteligência artificial tem revolucionado o setor financeiro por trazer soluções que automatizam processos, resultando em uma maior eficiência das equipes financeiras e otimização da experiência do cliente. E para a cobrança, em um país com mais de 6 milhões de empresas inadimplentes, a IA tem atenção especial.
Integrando algoritmos de IA na cobrança, as empresas podem automatizar tarefas repetitivas, como o envio de notificações de pagamento e lembretes de vencimento. Essa automatização pode ser replicada em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos de mensagem, entre outros, contribuindo assim com o aumento da taxa de recuperação de crédito.
A utilização de IA na cobrança pode acontecer de diferentes maneiras, como através de chatbots automatizados, que oferecem ações pré-determinadas aos clientes, como pagamento de boleto, de maneira ágil e simplificada.
Já os assistentes de atendimento, estão um degrau acima no alcance da tecnologia. Aqui na Global, por exemplo, contamos com uma IA Assistente que atua como apoio da operação, oferecendo insights para que os negociadores conduzam o atendimento da melhor forma possível.
Além disso, é uma tecnologia capaz de compreender sentimentos e comportamentos, transcrever áudios e identificar sotaques e regionalismos, tornando o atendimento ainda mais humanizado.
Redução de risco de fraude
Considerando o contexto de identificação de comportamento, a utilização de IA na cobrança também permite reconhecer comportamentos incomuns, indicativos de fraude, de maneira simples e ágil. Ao analisar padrões de transações e comportamentos incomuns, a IA consegue identificar irregularidades rapidamente, permitindo que a empresa tome ações preventivas.
Nesse contexto, a aposta da Global é a SOFIA, inteligência artificial própria orientada a resultados. Além de todas as análises, insights, dados e resoluções que as IAs mais simples podem oferecer, a Sofia atua de forma independente nas negociações.
A SOFIA é uma IA que permite interações em tempo real 24/7, de maneira totalmente humanizada e motivada a fechar negócios, unindo a personalização do atendimento por um operador humano com a eficiência de um robô.
Ela é capaz de gerar condições de pagamento de acordo com as necessidades de cada devedor, buscando todas as saídas para fechar negócio. A SOFIA já está realizando atendimentos em projeto piloto e trazendo bons indicadores.
Conclusão
Por mais que as ferramentas de IA na cobrança ainda tenham um longo caminho de evolução pela frente, já estamos vendo grandes resultados. Seja no aumento da eficiência das negociações e dos processos de recuperação de crédito, como na manutenção do relacionamento com os clientes.
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