Negocie aqui

Whatsapp Whatsapp E-mail E-mail Ligue Ligue 0800 721 6001 Negocie online Negocie online 2ª via de boletos 2ª via de boletos

Vale a pena vender por aplicativo? Confira 5 cuidados necessários


Vale a pena vender por aplicativo? Confira 5 cuidados necessários

Segundo estudo divulgado pela Ebit/Nielsen com Elo, o faturamento com vendas no digital subiu 47% no primeiro semestre de 2020. O que isso tem a ver com vender por aplicativo? Tudo, afinal, os apps não são só mais uma ferramenta que utiliza o digital, são também uma forma de alcançar o consumidor e, ainda trazem mais praticidade — você pode atender o cliente de qualquer lugar em segundos.

No entanto, como qualquer ferramenta ligada a vendas, é preciso conhecimento para chegar nos melhores resultados. Neste texto, vamos apresentar alguns cuidados que precisa ter para ter sucesso na sua venda. Confira!

O que significa vender por aplicativo?

A venda por aplicativo é qualquer operação comercial realizada por meio de um app. No entanto, precisamos ser claros aqui: os aplicativos são uma plataforma para a sua venda.

Alguns servem para entrar em contato com o consumidor, outros são mais específicos e oferecem condições para divulgar e fechar a compra. De modo que tenha em vista que cada uma tem uma limitação e, muitas vezes, terá que usá-las em conjunto.

Por que essa prática tem sido adotada pelas empresas?

Com a tecnologia dominando vários setores da vida cotidiana, os consumidores querem cada vez mais soluções completas em tudo o que fazem. Para o consumo, os aplicativos representam uma resposta a essa necessidade.

Afinal, não só agilizam os processos que envolvem o fechamento da compra, como conseguem otimizar a venda, favorecendo a experiência do cliente e melhorando a venda para o comerciante.

Nesse sentido, para qualquer empresa que pretende melhorar seus resultados, inclusive manter o nível de competitividade, eles tornam-se uma ferramenta auxiliar: trazem mais flexibilidade, maior capacidade de registro e mobilidade.

Por que vale a pena vender por aplicativo?

O nível de alcance que o uso dessas ferramentas proporciona, principalmente, aquelas voltadas à comunicação é muito alto. Os aplicativos permitem que o empreendedor esteja presente em vários ambientes, além de poder fechar um negócio a qualquer momento.

Também são ótimos para o marketing do negócio: o vendedor pode criar uma lista de contatos, mostrar suas ofertas ou novos produtos, além de fortalecer a relação com os consumidores — tudo apenas pelo smartphone.

Quais são os cuidados a serem tomados no momento da venda? Veja 5 deles!

Não basta só baixar o aplicativo, fazer seu cadastro, começar a colocar todos os seus clientes e pronto! Existem algumas condutas importantes nesse momento para você conseguir manter o relacionamento e realizar suas vendas. Confira!

1.   Segmente os clientes

Uma das vantagens de utilizar aplicativos como ferramenta de venda é a possibilidade de registro que alguns oferecem. Especialmente aqueles voltados para a comunicação, que permitem que você salve os nomes e informações de contato de seus clientes.

Nesse momento, use as funcionalidades ao seu favor: crie listas segmentadas de seus compradores. No início, procure separar os novos dos antigos, já que as estratégias de abordagem serão diferentes.

2.   Use listas de transmissão

Falando em funcionalidades, uma bem interessante é a lista de transmissão. Essa é apenas encontrada no WhatsApp e funciona melhor que fazer um grupo. Isto porque evita que você passe do limite da privacidade, além de ser possível enviar a mesma mensagem para um número alto de pessoas.

3.   Saiba fazer uma boa abordagem

Uma boa dica aqui para abordar o seu cliente é: procure ter uma estratégia a longo prazo. Isso significa que é melhor alimentá-lo com conteúdos e informações úteis que só apresentar o produto com link para fechar a venda.

Aproveite para enviar dicas de como utilizar seus produtos ou relacionadas ao seu setor. Por exemplo, se vende comida, que tal algumas dicas de utensílios domésticos?

4.   Evite textos longos

Procure não se estender muito na hora de apresentar o produto, use frases curtas e seja direto ao ponto. Mostre as funcionalidades e suas vantagens, além de usar o call to action, ou seja, alguma frase para incentivar o comprador a fazer uma ação.

5.   Crie campanhas de vendas

Para criar boas campanhas de vendas, é bom que você tenha alguns conhecimentos de marketing e atendimento. Não só para ter uma abordagem mais ética, mas também para usar algumas estratégias típicas, como gatilhos mentais e a linguagem chamativa. A ideia é que você chame a atenção do cliente e desperte o seu interesse para realizar a venda.

O que é necessário para acompanhar as suas vendas por aplicativos?

Você precisará definir indicadores para mensurar os resultados das suas vendas. Alguns aplicativos podem até fornecer, mas os voltados para comunicação não têm essa funcionalidade específica.

Uma boa forma é avaliar, por meio de comparação com outros meios, como telefone ou e-mail, analisando pontos como: tempo de contato, de resposta e duração de cada etapa de venda.

Quais são os melhores aplicativos para venda?

Com o comércio digital em expansão, o número de apps para as vendas também acompanhou essa curva. Vamos falar dos quatro principais. Confira!

WhatsApp

É difícil falar de vendas sem falar em uma das principais ferramentas de comunicação dos tempos atuais. Aqui, o destaque vai para a versão Business, pois ela é específica para negócios, possuindo recursos como perfil comercial, catálogo para produtos e mensagens automáticas.

Telegram

Outro aplicativo voltado para a comunicação. Um concorrente do WhatsApp, que é uma ótima ferramenta para gerar um contato constante com seus clientes. Ele permite envio de mídia, é possível agendar mensagens, ver estatísticas, ter um bot de feedback e muitas outras funcionalidades.

OLX

Esse aplicativo está ligado a um site de venda bem popular. Na OLX é possível vender várias categorias de produtos. Ela funciona como uma plataforma em que coloca tanto os vendedores como os compradores em contato.

Mercado Livre

Também é uma plataforma de venda, funcionando como um divulgador para os produtos e serviços. Além de ter um sistema próprio de pagamento e de entregas, o que facilita muito para o vendedor.

Até aqui, você pode ver que vender por aplicativo não é um processo tão difícil, além de ser uma ótima oportunidade para fortalecer a sua relação com os clientes. Preste atenção para não passar dos limites em relação à privacidade e procure investir em uma comunicação direta.

Este texto foi útil para você? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, deixe um comentário!