A arte de se relacionar

Certamente você conhece pessoas que fazem “amizades” facilmente, em 5 minutos já conhecem a vida inteira da outra pessoa. Os perfis comerciais têm essa habilidade latente.

Na prática, se relacionar é ouvir, fazer perguntas, gerar empatia. Porém, um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas.

Eis o ponto: pessoas envolvidas.

Mesmo em negócios B2B, temos pessoas em cada ponta das empresas, com suas histórias, suas bagagens, seus medos e objetivos. É nesse ponto que o marketing de relacionamento entra com suas ferramentas para proporcionar experiências positivas às pessoas do cliente. Recentemente ouvimos e lemos muito sobre Customer Success (Sucesso do Cliente), que vai além do relacionamento tradicional. Ele atua para agregar valor aos negócios, potencializar os resultados do cliente e garantir que seus objetivos sejam alcançados e superados.

Um cliente pode gostar muito do relacionamento com a sua empresa, mas se os resultados não estão chegando no patamar desejado, o negócio não será sustentável.

Resumindo: no mundo dos negócios, se relacionar é entregar resultado.
Logo, ouça mais (muito mais), pergunte mais, entenda mais o seu cliente e “garanta” o sucesso do seu cliente.

Fabiana Kreutzfeld Kasemodel
Coordenadora de Relacionamento



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